UMA ANÁLISE SOBRE O USO DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO
Palabras clave:
Ensino de Geografia. Cartografia. Oficinas didático-pedagógicas. Escola Pública. Encanto/RN.Resumen
A linguagem cartográfica no ensino de geografia é considerada um recurso necessário na leitura e compreensão do mundo. Para tanto, é importante que o indivíduo compreenda as diversas relações e transformações ocorridas no espaço e, desse modo, analisar o espaço geográfico enquanto uma construção social. O presente trabalho tem como objetivo analisar a linguagem cartográfica enquanto recurso nas aulas de Geografia na turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública, localizada no município de Encanto/RN. Nossa metodologia pautou-se inicialmente em revisão bibliográfica a partir de autores como Souza (2009), Fonseca (2004), Bitar (2009), Camara (2012), Simielli (2004), dentre outros. Em seguida, no trabalho de campo, foram realizadas duas oficinas didático-pedagógicas, sendo uma sobre orientação pela Rosa dos Ventos e outra acerca dos impactos ambientais nos biomas brasileiros, considerando a linguagem cartográfica. Foi ainda aplicado um questionário com 21 dos 27 alunos matriculados na turma em estudo, buscando avaliar os conhecimentos acerca da linguagem cartográfica. Foi possível notar, durante a elaboração dessas atividades, as dificuldades que os alunos possuem nessa linguagem, considerando que no 3º ano do Ensino Médio, já deveriam fazer uso da cartografia em temas complexos, enquanto estão ainda nos temas simples. Por isso, consideramos
relevante tratar a cartografia enquanto linguagem que nos auxilia na leitura e compreensão do espaço geográfico desde as séries iniciais e, não enquanto conteúdo isolado o que é comumente praticado no Ensino Básico.