PIBID GEOGRAFIA/UERN
ANALISANDO UMA OFICINA PEDAGÓGICA SOBRE A PRÁTICA DO CYBERBULLING NA ESCOLA-PARCEIRA
Palabras clave:
Ensino de Geografia. Oficina Pedagógica. Sala de Aula.Resumen
O presente trabalho é uma reflexão sobre a oficina pedagógica: "A prática do Cyberbulling e suas consequências num mundo globalizado". Atividade essa que foi realizada na Escola Estadual Marcos Alberto de Sá Leitão, instituição-parceira do subprojeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) UERN/CAWSL. Por outras palavras, colocamos nesse texto nossas experiências com o planejamento da proposta, com o desenvolvimento e, com a execução da mesma. Bem como, com os desafios, obstáculos e potencialidades advindas com a aplicação em sala de aula. Logo, este estudo tem como objetivo central: analisar a intervenção da oficina pedagógica na escola supracitada. E para tanto, lançamos mão de revisão bibliográfica de autores como: Callai (2001); Cavalcanti (1998); Farias (2014); Francischett (2002); Kaecher (2004); Oliva (2005); Pereira e Alves (2015); Soares (2004) e Thomazi e Asinelli (2009) para nos ajudar na compreensão do ensino/aprendizagem no quadro teórico da educação e da Geografia escolar. Para este fim, teorizamos as oficinas pedagógicas como práticas facilitadoras da comunicação, interação, convivência e, solidariedade professor-aluno. Por conseguinte, a contribuição com a pesquisa é avolumar na universidade o debate sobre a dimensão sociopedagógica que os conteúdos e currículo da Geografia devem possuir na formação inicial dos licenciandos. Portanto, pontuamos com este artigo nossa crítica ao engessamento didático que o ensino da Geografia vem sofrendo há décadas na Educação Básica e dificultando o protagonismo docente com outros recursos além do livro didático.