O uso de modalizadores epistêmicos no gênero comentário online

Autores

  • Eliane Pereira Santos Universidade Federal do Piauí­ (UFPI)

Palavras-chave:

Modalidade epistêmica, Comentário, Conhecimento

Resumo

Partindo da afirmação de Neves (2010) de que todos os enunciados são modalizados, marcados pelo falante, questionamos como é possí­vel a partir da materialidade textual identificar as marcas enunciativas do locutor acerca do seu ponto de vista sobre o dito. O objetivo desse artigo é analisar as marcas linguí­sticas que explicitam os graus e os modos de expressão da modalidade no eixo do conhecimento (epistêmica) na produção de comentários on-line sobre notí­cias. A modalidade epistêmica caracteriza no discurso o saber ou a crença do falante em relação ao que é dito, qualifica o grau de comprometimento do falante em relação a esse dito. Na modalização epistêmica, o locutor pode se manifestar de forma subjetiva, apontando para uma verdade relativa í s suas crenças e opiniões, manifestando-se em primeira pessoa, ou de forma objetiva, apontando para um continuum de possibilidades/verdades que são socialmente compartilhadas. A modalização epistêmica pode se situar num continuum que vai de um extremo de verdade absoluta à noção de possibilidade. O corpus escolhido para a análise é constituí­do de comentários acerca de notí­cias divulgadas no jornal Meio Norte sobre o assassinato da jovem Fernanda Larges em Teresina-PI. Para uma maior consistência teórica, além da autora já citada, fizemos uso de Cervoni (1989); Lima (2010); Neves (1996). A pesquisa, dentre outras coisas, nos possibilitou perceber que no gênero comentário temos uma grande ocorrência de modalizadores epistêmicos que visam explicitar a crença do falante diante do que enuncia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CERVONI, J. A enunciação. São Paulo: ítica, 1989.

FLORES, V. N. et al. Enunciação e gramática. São Paulo: Contexto, 2008.

KOCH, I. G. V. Argumentação e linguagem. São Paulo: Cortez, 2008.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2006.

NEVES, M. H. M. A modalidade. In: KOCH, I. G. V. (Org.). Gramática do Português Falado. v. 6. Campinas: Editora da Unicamp/Fapesp, 1996. p.163-194.

______. Texto e Gramática. São Paulo: Contexto, 2010.

LIMA, M. M. A. O ensino de gramática em uma perspectiva enunciativa. In: LIMA, M. M. A; ALVES FILHO, F.; COSTA, C. de S. S. M. da. (Org.). Reflexões linguí­sticas e literárias aplicadas ao ensino. Teresina: EDUPI, 2010. p. 231-253.

Downloads

Publicado

2012-06-10

Como Citar

SANTOS, E. P. . O uso de modalizadores epistêmicos no gênero comentário online. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 168–181, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1148. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores