O uso de modalizadores epistêmicos no gênero comentário online
Keywords:
Modalidade epistêmica, Comentário, ConhecimentoAbstract
Partindo da afirmação de Neves (2010) de que todos os enunciados são modalizados, marcados pelo falante, questionamos como é possível a partir da materialidade textual identificar as marcas enunciativas do locutor acerca do seu ponto de vista sobre o dito. O objetivo desse artigo é analisar as marcas linguísticas que explicitam os graus e os modos de expressão da modalidade no eixo do conhecimento (epistêmica) na produção de comentários on-line sobre notícias. A modalidade epistêmica caracteriza no discurso o saber ou a crença do falante em relação ao que é dito, qualifica o grau de comprometimento do falante em relação a esse dito. Na modalização epistêmica, o locutor pode se manifestar de forma subjetiva, apontando para uma verdade relativa í s suas crenças e opiniões, manifestando-se em primeira pessoa, ou de forma objetiva, apontando para um continuum de possibilidades/verdades que são socialmente compartilhadas. A modalização epistêmica pode se situar num continuum que vai de um extremo de verdade absoluta à noção de possibilidade. O corpus escolhido para a análise é constituído de comentários acerca de notícias divulgadas no jornal Meio Norte sobre o assassinato da jovem Fernanda Larges em Teresina-PI. Para uma maior consistência teórica, além da autora já citada, fizemos uso de Cervoni (1989); Lima (2010); Neves (1996). A pesquisa, dentre outras coisas, nos possibilitou perceber que no gênero comentário temos uma grande ocorrência de modalizadores epistêmicos que visam explicitar a crença do falante diante do que enuncia.
Downloads
References
CERVONI, J. A enunciação. São Paulo: ítica, 1989.
FLORES, V. N. et al. Enunciação e gramática. São Paulo: Contexto, 2008.
KOCH, I. G. V. Argumentação e linguagem. São Paulo: Cortez, 2008.
KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2006.
NEVES, M. H. M. A modalidade. In: KOCH, I. G. V. (Org.). Gramática do Português Falado. v. 6. Campinas: Editora da Unicamp/Fapesp, 1996. p.163-194.
______. Texto e Gramática. São Paulo: Contexto, 2010.
LIMA, M. M. A. O ensino de gramática em uma perspectiva enunciativa. In: LIMA, M. M. A; ALVES FILHO, F.; COSTA, C. de S. S. M. da. (Org.). Reflexões linguísticas e literárias aplicadas ao ensino. Teresina: EDUPI, 2010. p. 231-253.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.