O uso de modalizadores epistêmicos no gênero comentário online

Authors

  • Eliane Pereira Santos Universidade Federal do Piauí­ (UFPI)

Keywords:

Modalidade epistêmica, Comentário, Conhecimento

Abstract

Partindo da afirmação de Neves (2010) de que todos os enunciados são modalizados, marcados pelo falante, questionamos como é possí­vel a partir da materialidade textual identificar as marcas enunciativas do locutor acerca do seu ponto de vista sobre o dito. O objetivo desse artigo é analisar as marcas linguí­sticas que explicitam os graus e os modos de expressão da modalidade no eixo do conhecimento (epistêmica) na produção de comentários on-line sobre notí­cias. A modalidade epistêmica caracteriza no discurso o saber ou a crença do falante em relação ao que é dito, qualifica o grau de comprometimento do falante em relação a esse dito. Na modalização epistêmica, o locutor pode se manifestar de forma subjetiva, apontando para uma verdade relativa í s suas crenças e opiniões, manifestando-se em primeira pessoa, ou de forma objetiva, apontando para um continuum de possibilidades/verdades que são socialmente compartilhadas. A modalização epistêmica pode se situar num continuum que vai de um extremo de verdade absoluta à noção de possibilidade. O corpus escolhido para a análise é constituí­do de comentários acerca de notí­cias divulgadas no jornal Meio Norte sobre o assassinato da jovem Fernanda Larges em Teresina-PI. Para uma maior consistência teórica, além da autora já citada, fizemos uso de Cervoni (1989); Lima (2010); Neves (1996). A pesquisa, dentre outras coisas, nos possibilitou perceber que no gênero comentário temos uma grande ocorrência de modalizadores epistêmicos que visam explicitar a crença do falante diante do que enuncia.

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References

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Published

2012-06-10

How to Cite

SANTOS, E. P. . O uso de modalizadores epistêmicos no gênero comentário online. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 168–181, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1148. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores