Gestos didáticos, retórica e ensino em salas de aula heterogêneas
Palavras-chave:
Gesto didático, Argumentação, EnsinoResumo
Esta pesquisa tem como objetivo descrever, categorizar e avaliar em termos de eficácia relativa gestos didáticos inclusivos, os quais são entendidos como unidades de ação discursiva que possibilitam uma interação mais efetiva entre professor e aluno. O corpus deste trabalho foi constituído por transcrições de cenas de aulas filmadas e/ou observações in loco, em turmas de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental da rede estadual. Para uma melhor definição de gesto didático, utilizou-se, como aporte teórico, as concepções da Sociolinguística Interacionista, da Retórica e do Interacionismo Sociodiscursivo. Por se tratar de um estudo no qual há sujeitos envolvidos, em situações de interação do dia a dia, sendo situações nas quais um dos sujeitos pode interferir diretamente nas ações dos outros, o método de abordagem utilizado é o fenomenológico. Este estudo se insere ainda numa pesquisa qualitativa uma vez que os resultados tendem a oferecer contribuições para o processo educacional.
Downloads
Referências
AMOSSY, R. Da noção retórica de ethos í análise do discurso. In: AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005, p. 9-28.
BRONCKART, J. Atividade de linguagem textos e discursos – Por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. São Paulo: Educ, 2009.
CAJAL, I. B. A interação de sala de aula: como o professor reage í s falas iniciadas pelos alunos? In: ASSIS-PETERSON, Ana Antônia; PAGLIARI, Maria Inês (Org.). Cenas de sala de aula. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2001.
CAPECCHI, M. C. V. de M.; CARVALHO, A. M. P. de; SILVA, D. da. Relações entre o discurso do professor e a argumentação dos alunos em uma aula de física. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências. V. 02, n. 02, Dez. 2002.
COTTICA, A M.; SEIDE, M. S. Análise da interação professor-aluno em aulas tradicionais de Língua Portuguesa. Revista Trama, v.9, n.17, 1º semestre de 2013 (No prelo).
ERICKSON, F.. Prefácio do livro Cenas de sala de aula. In: ASSIS-PETERSON, A. A.; PAGLIARI, M. I. (Orgs.). Cenas de sala de aula. Mercado das Letras: Campinas, SP, 2001, p. 9-17.
GOFFMAN, E. F. In: RIBEIRO, B. T.; GARCÉZ, P. M. (Orgs.). Sociolinguística Interacional. Antropologia e Sociologia em Análise do Discurso. Porto Alegre: Age, 1998, p. 70-97. [Texto original publicado em Semiótica, v. 25, p. 1-29, 1979].
_____. A situação negligenciada. In: RIBEIRO, B. T.; GARCÉZ, P. M. (Org.). Sociolinguística Interacional. Antropologia e Sociologia em Análise do Discurso. Porto
Alegre: Age, 1998, p. 11-15.
GUMPERZ, J. J. Convenções de contextualização. In: RIBEIRO, B. T.; GARCÉZ, Pedro M. (Orgs.). Sociolinguística Interacional. Antropologia e Sociologia em Análise do Discurso. Porto Alegre: Age, 1998, p. 98-119. [Texto original publicado em Discourse strategies, Editora Cambridge University Press, p. 130-152, 1982].
LEITíO, S. O lugar da argumentação na construção do conhecimento em sala de aula. In: DAMIANOVIC, M. C.; LEITíO, S. (Org.). Argumentação na escola: o conhecimento em construção. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.
MODIN, B. Introdução í filosofia: problemas, sistemas, autores, obras. Tradução: J. Renard. 6. ed. (rev. e ampl.). São Paulo: Edições Paulinas, 1980.
MOSCA, L. do L. S. Velhas e Novas Retóricas: Convergências e Desdobramentos. In: MOSCA, L. do L. A. Retóricas de Ontem e de Hoje. São Paulo: Humanitas FFLCH/USP, 1997, p. 17-54.
NASCIMENTO, E. L. Gênero da atividade, gêneros textuais: repensando a Interação em sala de aula. In: NASCIMENTO, E. L. (Org.). Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. São Carlos: Editora Claraluz, 2009, p. 51-90.
______. A dupla semiotização dos objetos de ensino-aprendizagem: dos gestos didáticos fundadores aos gestos eidáticos Específicos. Signum Estud. Ling., n 14/1, p. 421- 445, jun. 2011.
______. Gestos de ensinar e de aprender: uma análise interacionista sociodiscursiva do trabalho em sala de aula. Revista Trama. v. 8, n. 16, p.11-30, 2º Semestre de 2012.
PERELMAN, C.; TYTECA-OLBRECHTS, L. Tratado da Argumentação. A Nova retórica. Tradução e organização: Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes: 1996.
PILATTI, P. M. Um estudo retórico do discurso publicitário: a metáfora e sua funcionalidade persuasiva. Dissertação (Mestrado em Letras, Linguagem e Sociedade) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Unioeste: Cascavel, 2007.
REZENDE, W. S. Três grandes marcos do resgate retórico: Perelman, Toulmin e Meyer. CSOnline - Revista Eletrônica de Ciências Sociais, ano 4, ed. 10, mai./ago. 2010. Disponível em: <http://www.editoraufjf.com.br/revista/index.php/csonline/article/view/749>. Acesso em 12 de nov. de 2012.
SACRISTíN, J.G.; GÓMEZ, A.I.P. Compreender e transformar o ensino. [Trad.] ROSA, E.F. da Fonseca. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SEIDE, M. S. A interação entrevistador-informante numa comunidade de pescadores de Guaíra, PR. In: Línguas & Letras, Cascavel, PR: Edunioeste, v.8, n. 2, p. 147-161, 1º Sem. 2007.
______. Atividades de Proferição e Avaliação do Discurso (PAD) como instrumento de
formação de professores. Uniletras, Ponta Grossa, v.32, n.2, jul-dez 2010, p. 255-268.
TANNEN, D.; WALLAT, C. Enquadres interativos e esquemas de conhecimento em
interação: Exemplos de um exame consulta médica. In: RIBEIRO, B. T.; GARCÉZ, Pedro M.
(Org.). Sociolinguística Interacional. Antropologia e Sociologia em Análise do Discurso.
Porto Alegre: Age, 1998, p. 120-141. [Texto original publicado em Social Psychology
Quarterly, no. 50, vol. 2, 1987, p. 205-216].
TOULMIN, S. E. Os usos do argumento. Tradução: Reinaldo Guarany. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.