Gestos didáticos, retórica e ensino em salas de aula heterogêneas

Autores

  • Ângela Maria Cottica Docente da Faculdade Sul Brasil (FASUL)
  • Márcia Sipavicius Seide Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Palavras-chave:

Gesto didático, Argumentação, Ensino

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo descrever, categorizar e avaliar em termos de eficácia relativa gestos didáticos inclusivos, os quais são entendidos como unidades de ação discursiva que possibilitam uma interação mais efetiva entre professor e aluno. O corpus deste trabalho foi constituí­do por transcrições de cenas de aulas filmadas e/ou observações in loco, em turmas de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental da rede estadual. Para uma melhor definição de gesto didático, utilizou-se, como aporte teórico, as concepções da Sociolinguí­stica Interacionista, da Retórica e do Interacionismo Sociodiscursivo. Por se tratar de um estudo no qual há sujeitos envolvidos, em situações de interação do dia a dia, sendo situações nas quais um dos sujeitos pode interferir diretamente nas ações dos outros, o método de abordagem utilizado é o fenomenológico. Este estudo se insere ainda numa pesquisa qualitativa uma vez que os resultados tendem a oferecer contribuições para o processo educacional.

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Publicado

2013-03-13

Como Citar

COTTICA, Ângela M. .; SEIDE, M. S. . Gestos didáticos, retórica e ensino em salas de aula heterogêneas. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 315–335, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1215. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores