A identificação dos recursos expressivos de humor em Comédias da Vida Privada – Edição Especial para Escolas, de Verí­ssimo, como estratégia para o ensino de leitura e produção de texto

Autores

  • Helio Sant'Anna dos Santos Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Humor, Recurso expressivo, Oposição semântica

Resumo

Neste artigo pretendemos contribuir para a fundamentação do trabalho do professor no ensino de leitura e produção de texto. Apresentamos análise de dados, com a qual se testa a hipótese da oposição semântica como recurso expressivo de humor em Comédias da Vida Privada – Edição Especial para Escolas, de Verissimo. O objetivo é demonstrar a aplicação de uma ferramenta de análise de textos de humor longos, já que os trabalhos acadêmicos que versam sobre o humor o fazem em relação principalmente í s piadas. Partimos da tese de que há um princí­pio de cooperação próprio dos textos não sérios e, a partir de tal pressuposto e fundamentados principalmente na teoria de Raskin (1985) e nas pesquisas de Ermida (2002), Giora (1991), Koch e Travaglia (1997), Koch e Elias (2006) e Possenti (1998), defendemos a oposição e a sobreposição de scripts como condições necessárias e suficientes para a construção discursiva do humor nas narrativas de Verissimo.

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Publicado

2012-12-05

Como Citar

SANTOS, H. S. dos . A identificação dos recursos expressivos de humor em Comédias da Vida Privada – Edição Especial para Escolas, de Verí­ssimo, como estratégia para o ensino de leitura e produção de texto. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 207–225, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1251. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores