A identificação dos recursos expressivos de humor em Comédias da Vida Privada – Edição Especial para Escolas, de Verí­ssimo, como estratégia para o ensino de leitura e produção de texto

Authors

  • Helio Sant'Anna dos Santos Universidade Federal Fluminense (UFF)

Keywords:

Humor, Recurso expressivo, Oposição semântica

Abstract

Neste artigo pretendemos contribuir para a fundamentação do trabalho do professor no ensino de leitura e produção de texto. Apresentamos análise de dados, com a qual se testa a hipótese da oposição semântica como recurso expressivo de humor em Comédias da Vida Privada – Edição Especial para Escolas, de Verissimo. O objetivo é demonstrar a aplicação de uma ferramenta de análise de textos de humor longos, já que os trabalhos acadêmicos que versam sobre o humor o fazem em relação principalmente í s piadas. Partimos da tese de que há um princí­pio de cooperação próprio dos textos não sérios e, a partir de tal pressuposto e fundamentados principalmente na teoria de Raskin (1985) e nas pesquisas de Ermida (2002), Giora (1991), Koch e Travaglia (1997), Koch e Elias (2006) e Possenti (1998), defendemos a oposição e a sobreposição de scripts como condições necessárias e suficientes para a construção discursiva do humor nas narrativas de Verissimo.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BEAUGRANDE, R e DRESSLER, W. Introduction to text linguistics. London: Longman, 1981.

BERTI, Marcos L. Humor e Lingüí­stica: reflexões para uma proposta de ensino. In: Revista InterAtividade. Andradina, SP: FIRB EDITORA, vol. 2, n. 1, p. 115-126. jan/jun 2002.

ERMIDA, Isabel Cristina da Costa A. Humor, Linguagem e Narrativa: para uma análise do discurso literário humorí­stico. Braga, 2002, 524 p. Tese de Doutoramento em Ciências da Linguagem. Universidade do Minho.

GIORA, Rachel. On the informativeness requirement (1988). Disponí­vel em: <http://www.tau.ac.il/~giorar/files/giora88_informativeness.pdf>. Acesso em abril de 2007.

______. On the cognitive aspects of the joke (1991). Disponí­vel em: <http://www.tau.ac.il/~giorar/files/Giora1991_cognitive_aspects_joke.pdf> Acesso em abril de 2007.

GRICE, Paul. Logic and Conversation. In: cole, P.; Morgan, J. L. (orgs.). Sintax and Semantics. n. 3, Speech Acts. New York: Academic Press, 1975.

KOCH, Ingedore Villaça e TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. 6 ed. São Paulo: Contexto, 1997.

______ e ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

NASH, W. The language of humour. London and New York: 1985.

PAULIUKONIS, Maria Aparecida L. e SANTOS, Leonor W. dos (orgs.). Estratégias de leitura: texto e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.

PINTO, Ziraldo Alves. A revista Pererê. Jornal do Comércio, Rio de Janeiro, 26 out. 1969. Suplemento Dominical, p. 3.

POSSENTI, Sí­rio. Os humores da lí­ngua. São Paulo: Mercado das Letras, 1998.

RASKIN, Victor. Semantic mechanisms of humour. Holland: Dordrecht, D. Reidel Publishing Company, 1985.

VERISSIMO, Luis Fernando. Seleção de crônicas do livro Comédias da vida privada. Porto Alegre: LPM, 1999.

Published

2012-12-05

How to Cite

SANTOS, H. S. dos . A identificação dos recursos expressivos de humor em Comédias da Vida Privada – Edição Especial para Escolas, de Verí­ssimo, como estratégia para o ensino de leitura e produção de texto. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 207–225, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1251. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores