O funcionamento da memória discursiva a partir dos gestos de interpretação de tirinha
Palavras-chave:
Leitura, Interpretação, DiscursoResumo
Este artigo constitui-se em um estudo da leitura e da interpretação pelo viés do discurso humorístico produzido e materializado na tirinha cômica As Cobras, de Luis Fernando Veríssimo. O objetivo é investigar os efeitos de sentidos, os prováveis gestos de interpretação produzidos pelos sujeitos-alunos-leitores, analisando as posições-sujeito do discurso e as ideologias que subjazem í s formações discursivas. A análise dá-se pelo exame de produções textuais realizadas por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, a partir de um texto oferecido a eles para leitura, interpretação e produção de novos textos no componente curricular de Língua Portuguesa.
Downloads
Referências
GALLO, S. Discurso da escrita e ensino. Campinas: Editora da Unicamp, 1992.
LAGAZZI-RODRIGUES, S. Texto e autoria. In: ORLANDI, E. P.; LAGAZZI-RODRIGUES, S. (Org.). Introdução í s ciências da linguagem: discurso e textualidade. 3. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015, p. 89 - 113.
LEANDRO-FERREIRA, M. C. Análise do Discurso e Psicanálise: uma estranha intimidade. Correio APPOA, n. 131, Porto Alegre, p. 37-52, dez. 2004.
NASIO, J. D. Lições sobre os 7 conceitos crucias da psicanálise. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 12. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.
______. Discurso e leitura. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica í afirmação do óbvio. 5. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2014.
______. Análise automática do discurso. In: GADET, F, HAK, T. (Orgs). Por uma análise automática do discurso: uma introdução í obra de Michel Pêcheux. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997.
SAUSSURE, F. de. Curso de lingüística geral. Tradução de Antônio Chelini, José Paulo Paes, Izidoro Blikstein. 27. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.