Reflexões teórico-práticas sobre vivências na pesquisa e no ensino de base funcionalista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02432

Palavras-chave:

Relato de experiência, Linguística Sistêmico-Funcional, Pesquisa e ensino

Resumo

Este artigo é resultado de reflexões teóricas e práticas propostas na disciplina de Seminários em Linguística II, do programa de Pós-Graduação em Letras. Como todos os discentes pesquisam com base na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), a professora propôs dividir a disciplina em duas partes: na primeira, os discentes responderiam quatro perguntas teórico-reflexivas sobre seus percursos acadêmicos, profissionais e pessoais, relacionando-as com o funcionalismo e, na segunda, os preceitos teóricos foram aplicados em conjunto de dados e categorias analíticas escolhidos pelos discentes. Esse momento de diálogo e prática resultou na construção de um espaço de aprofundamento, imersão e de execução.  Em suas apresentações das respostas às questões, os pesquisadores ressaltaram o poder de reflexão, de tomada de consciência, de retroalimentação de seu fazer e agir, seja na docência de cada um ou em sua área de atuação, seja na sua trajetória como pesquisador em formação, evidenciando o sucesso dessa empreitada ousada proposta na disciplina.

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Biografia do Autor

Medianeira Souza, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente da graduação e pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Área de atuação: Linguística e Linguística Sistêmico-Funcional.  Membro dos grupos de pesquisa: SAL, LEDOC e GPET.

Aldeir Gomes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando em Letras, com ênfase em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Letras também pelo PPGL da UFPE. Docente efetivo na área de Língua Portuguesa na rede estadual de Pernambuco. Membro do grupo de pesquisa SAL.

Estela Carielli de Castro, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda em Letras, com ênfase em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bolsista CAPES. Mestra em Letras também pelo PPGL da UFPE. Área de atuação: Semiótica Social e Multimodalidade.

Mar Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

MMestra em Letras, com ênfase em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação (PPGL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora da Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Fortaleza.

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Publicado

2024-12-03

Como Citar

SOUZA, Medianeira; SILVA, Aldeir Gomes da; CASTRO, Estela Carielli de; SILVA, Mar. Reflexões teórico-práticas sobre vivências na pesquisa e no ensino de base funcionalista. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 13, p. e02432, 2024. DOI: 10.22297/2316-17952024v13e02432. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6338. Acesso em: 5 fev. 2025.

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