Encaminhamento dado pela escola ao texto produzido pelo aluno
Palavras-chave:
Produção de texto, Reescrita, Competência discursivaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a forma como as instituições de ensino fundamental e médio orientam a atividade de escrita, refletindo especificamente sobre a postura dos docentes em relação ao trabalho com o texto depois de produzido pelo aluno. O trabalho baseia-se nas orientações expressas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), cuja proposta para uma produção textual eficiente e de qualidade ancora-se no trabalho com gêneros textuais, bem como com na reescrita de textos. O artigo apresenta os resultados obtidos em uma pesquisa de caráter qualitativo realizada com alunos das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio de uma escola pública do município de Selbach/RS, envolvendo a questão da produção e da refacção textual.Downloads
Referências
ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
______. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa. Brasil, 1997.
FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2002.
GERALDI, João Wanderley et. al. O texto na sala de aula. 3ª edição. São Paulo: Editora ítica, 2004.
______. O texto na sala de aula. 2ª edição. Cascavel: Assoeste, 1984.
GONÇALVES, Adair Vieira. BAZARIM, Milene. Interação, gêneros e letramento: a (re) escrita em foco. São Paulo: Claraluz, 2009.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
RUIZ, Eliana Donaio. Como corrigir redações na escola: uma proposta textual-interativa. São Paulo: Contexto, 2010.
VAL, Maria da Graça Costa. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.