Encaminhamento dado pela escola ao texto produzido pelo aluno

Authors

  • Elisane Regina Cayser Universidade de Passo Fundo (UFP)
  • Núbia Cristina Sestari Universidade de Passo Fundo (UPF)

Keywords:

Produção de texto, Reescrita, Competência discursiva

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar a forma como as instituições de ensino fundamental e médio orientam a atividade de escrita, refletindo especificamente sobre a postura dos docentes em relação ao trabalho com o texto depois de produzido pelo aluno. O trabalho baseia-se nas orientações expressas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), cuja proposta para uma produção textual eficiente e de qualidade ancora-se no trabalho com gêneros textuais, bem como com na reescrita de textos. O artigo apresenta os resultados obtidos em uma pesquisa de caráter qualitativo realizada com alunos das séries finais do ensino fundamental e do ensino médio de uma escola pública do municí­pio de Selbach/RS, envolvendo a questão da produção e da refacção textual.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de lí­nguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

______. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Lí­ngua Portuguesa. Brasil, 1997.

FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2002.

GERALDI, João Wanderley et. al. O texto na sala de aula. 3ª edição. São Paulo: Editora ítica, 2004.

______. O texto na sala de aula. 2ª edição. Cascavel: Assoeste, 1984.

GONÇALVES, Adair Vieira. BAZARIM, Milene. Interação, gêneros e letramento: a (re) escrita em foco. São Paulo: Claraluz, 2009.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

RUIZ, Eliana Donaio. Como corrigir redações na escola: uma proposta textual-interativa. São Paulo: Contexto, 2010.

VAL, Maria da Graça Costa. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Published

2012-12-05

How to Cite

CAYSER, E. R. .; SESTARI, N. C. . Encaminhamento dado pela escola ao texto produzido pelo aluno. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 169–185, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1248. Acesso em: 5 oct. 2024.

Issue

Section

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores