Capas de livros didáticos sob as perspectivas da semiótica social e da abordagem multimodal

Autores/as

  • Clarice Lage Gualberto Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Sônia Maria de Oliveira Pimenta Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palabras clave:

Multimodalidade, Livros Didáticos, Semiótica Social

Resumen

Este artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo é analisar livros didáticos de lí­ngua portuguesa (LDP), sob perspectiva da Semiótica Social (HODGE; KRESS, 1988; KRESS, 2010) e sob duas abordagens decorrentes desta teoria, sendo elas a multimodalidade e a Gramática do Design Visual (GDV). Na GDV, Kress e van Leeuwen (2006 [1996]) descrevem categorias de análise de imagens, propondo um quadro metodológico sistematizado para o estudo de textos imagéticos. Dessa forma, pretende-se estudar as implicações e possí­veis sentidos produzidos pelas imagens nos LDP. Para compor o presente estudo, são descritas análises das capas de dois LDP destinados í s series finais do ensino fundamental regular. Além disso, na tentativa de abarcar vários modos de representação envolvidos na composição textual, este artigo se ampara também nas categorias de van Leeuwen (2006) para análise da tipografia das capas dos materiais didáticos. O estudo revelou que as capas de cada livro têm propostas bem diferentes e antagônicas. Enquanto um parece ser mais destinado ao governo e passa uma ideia confusa sobre a disciplina de português, o outro sugere uma perspectiva mais inovadora, remetendo à fase de transição em que a maioria dos alunos se encontra. Por fim, este último livro parece associar a disciplina de lí­ngua portuguesa a aspectos positivos, como progressão e desenvolvimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BONAMINO, A.; COSCARELLI, C.; FRANCO, C. Avaliação e letramento: concepções de aluno letrado subjacentes ao SAEB e ao PISA. Dossiê: Letramento. Educação & Sociedade. Revista da Ciência da Educação, p. 91-113, 2002.

BORGATTO, A. T.; BERTIN, T.; MARCHESI, V. Projeto Teláris Português 7º ano. São Paulo: ítica, 2012.

BRITO, R. C. L.; PIMENTA, S. M. D. O. A gramática do design visual. In: PIMENTA, S.; AZEVEDO, A.; LIMA, C. (Orgs.) Incursões semióticas: teoria e prática de GSF, multimodalidade, semiótica social e ACD. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009, p.1-22.

CAMPOS, M. I. B. A questão da arquitetônica em Bakhtin: um olhar para materiais didáticos de lí­ngua portuguesa. Filol. linguí­st. port., n. 14(2), p.247-263, 2012.

CARVALHO, F. F. Os significados composicionais e a formação de subjetividades na primeira página de jornais mineiros: um estudo de caso í luz da gramática do design visual. 2007. 124 f. Dissertação (Pós-graduação em Estudos Linguí­sticos). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

CEREJA, W. R., MAGALHíES, T. C. Português Linguagens, 7º ano. São Paulo: Atual, 2012.

DESCARDECI, M. A. A. D. S. Ler o mundo: um olhar através da semiótica social. ETD – Educação Temática Digital, v.3, n.2., p.19-26, 2002.

FARIA, Ana Lucia G. de. Ideologia no livro didático. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1985.

HODGE, R.; KRESS, G. Social Semiotics. Cambridge: Polity Press, 1988.

JEWITT, C.; KRESS, G. (Orgs.). Multimodal literacy. NY: Peter Lang, 2003.

KRESS, G. Before Writing: Rethinking the Paths to Literacy. Londres: Routledge, 1997.

______. Multimodality: A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication. EUA e Canadá: Routledge, 2010.

KRESS, G.; LEITE-GARCIA, R.; van LEEUWEN, T. Semiótica Discursiva. In: VAN DIJK, T. A. El discurso como estructura y proceso. Barcelona: Gedisa Editorial, 2000.

KRESS, G.; van LEEUWEN, T. Reading images: The grammar of visual design. Londres: Routledge, 2006.

LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasí­lia, 16 (69):3-9, jan./mar.1996.

NATIVIDADE, C.; PIMENTA, S. A semiótica social e a multimodalidade. In: PIMENTA, S.; AZEVEDO, A.; LIMA, C. (Orgs.) Incursões semióticas: teoria e prática de GSF, multimodalidade, semiótica social e ACD. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009, p. 23-50.

PETERMANN, J. Textos Publicitários Multimodais: Revisando a gramática do design visual. In: XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇíO. 2005, UERJ. Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Rio de Janeiro, Intercom, 2005, p. 1-13. Disponí­vel em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2005/resumos/R0413 1. Acesso em: fev. 2012.

ROJO, R. H. R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

TAMANINI-ADAMES, F. A. Representações conceituais e narrativas em uma reportagem da Veja. In: SEMINíRIO INTERNACIONAL DE TEXTO, ENUNCIAÇíO E DISCURSO, 2010, PUC-RS. Anais do SITED. Porto Alegre, 2010, p. 147-154. Disponí­vel em:

http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/FatimaAndreiaTamaniniAdames. Acesso em: out. 2011.

Van LEEUWEN, T. Towards a semiotics of typography. Information Design Journal. London, Vol. 14, n. 2, p.139-155, 2006.

VOLPI, J. H.; VOLPI, S. M. Crescer é uma aventura! Desenvolvimento emocional segundo a psicologia corporal. Curitiba: Centro Reichiano, 2002.

Publicado

2016-12-05

Cómo citar

GUALBERTO, C. L. .; PIMENTA, S. M. de O. . Capas de livros didáticos sob as perspectivas da semiótica social e da abordagem multimodal. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 31–50, 2016. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1479. Acesso em: 21 nov. 2024.