Conhecimento de mundo: um dos aspectos fundamentais à vida profissional de um redator e revisor de textos
Mots-clés :
Redator/Revisor, Conhecimento de mundo, Gênero textualRésumé
Este artigo objetiva ressaltar a importância do conhecimento de mundo na vida do profissional Bacharel em Letras, com habilitação em Redação e Revisão de Textos. Com a busca e a consulta em livros, artigos e sites que tratam do assunto, pode-se constatar que esse campo ainda é pouco explorado cientificamente, sendo, portanto, necessária a realização de mais pesquisas e análises na área. Como resultado da análise do material selecionado, notou-se ainda que as possibilidades de atuação de um Redator e Revisor são amplas, mas é preciso que o mercado de trabalho conheça esse profissional, até porque a profissão é nova e, mesmo já havendo Cursos de Graduação na área, ocorre pouca difusão da existência desses cursos. Diante desse quadro social, o presente estudo, que tem como base pesquisas de Marcuschi (2004, 2008, 2011), Bakhtin (1997), Koch (2008), Malta (2000), Oliveira (2010), entre outros, verifica também a importância do domínio dos gêneros textuais pelos profissionais em questão.
Téléchargements
Références
ALVES, B. V.; ANDRADA, C. F. Revisão de textos técnicos de engenharia (Engineering technical texts review). Disponível em: <http://www.revista.cefetmg.br/galerias/arquivos_download/revistan13v2-artigo2.pdf>. Acesso em: 05 out. 2011.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. Disponível em: <http://www.fflch.usp.br/dl/noticias/downloads/Curso_Bakhtin2008_Profa.20MaCristina_Sampaio/LIVRO_BAKHTIN_Estetica_Criacao_Verbal.pdf>. Acesso em: 15 out. 2011.
BRONCKART, J. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. 2. ed. São Paulo: Educ, 2009.
CENTRO UNIVERSITíRIO PATOS DE MINAS. Disponível em: <http://www.unipam.edu.br/temp/file/Grade%20curricular%20LETRAS%20-%20Bacharelado.pdf>; <http://www.unipam.edu.br/curso.unipam?curso.idCurso=19>.
Acesso em: 05 out. 2011.
KOCH, I. G. V.; TRAVAGLIA, L. C. Texto e coerência. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
MALTA, L. R. S. S. Manual do revisor. São Paulo: WVC Editora, 2000.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, L.A. & XAVIER, A.C. (Org.) Hipetexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Editora Lucena, 2004, p. 13-67.
______. Gêneros Textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA B.; BRITO K. S. (Org.) Gêneros textuais: reflexões e ensino. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 2008, p.15-28.
______. Gêneros Textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA B.; BRITO K. S. (Org.) Gêneros textuais: reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial. 2011, p.17-31.
MEURER, J. L. Uma dimensão crítica do estudo de gêneros textuais. In: MEURER, J. L.; MOTTA-ROTH, D. (Org.) Gêneros textuais e práticas discursivas: subsídios para o ensino da linguagem. Bauru: EDUSC. 2002, p.17-29.
OLIVEIRA, R. R. F. Revisão de textos: da prática í teoria. Natal: Edufrn, 2010.
OLIVEIRA, J. P. M.; MOTTA, C. A. P. Como escrever textos técnicos. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
PACHECO, C. S. Estilo de Redação Jornalística na Internet. 1999. Monografia de conclusão do curso de Jornalismo e Comunicação. Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Disponível em: <http://meiradarocha.jor.br/webwriting/index.html> Acesso em: 31 mar. 2012.
SILVA, J. M. As tecnologias do imaginário. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2006.
SQUARISI, D.; SALVADOR, A. A Arte de escrever bem. 3. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2005.
LETRAS – BACHARELADO EM REDAÇíO E REVISíO DE TEXTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Disponível em <http://www.ufpel.edu.br/letras/site/content/ensino/curso.php?curso=11> Acesso em: 05 out. 2011.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.