Produção textual em uma coleção didática de Lí­ngua Portuguesa: concepções subjacentes e metodologia para o trabalho com gêneros

Auteurs

  • Shenia Bezerra Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mots-clés :

Gêneros textuais, Produção de texto, Livro didático

Résumé

Este artigo visa apresentar algumas concepções, especialmente referentes a gêneros textuais, subjacentes aos encaminhamentos de produção escrita de uma coleção didática de Lí­ngua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental, a saber, Lí­ngua Portuguesa: linguagem e interação, de Carlos Emilio Faraco, Francisco Marto de Moura e José Hamilton Maruxo Junior. Também há, neste artigo, uma breve exposição sobre a metodologia dessa coleção no trabalho com a produção de texto de alguns gêneros que circulam socialmente. Mas, além da exposição dessas caracterí­sticas da referida obra, aqui se objetiva oferecer uma discussão em torno das contribuições dos recentes estudos sobre gêneros textuais e sua transposição ao ensino.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BAKHTIN, M. (Voloshinov). Marxismo e Filosofia da Linguagem. 10. ed. Tradução de M. Lahued e Y. F. Vieira. São Paulo, Hucitec, 2002.
_______. BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo,Martins Fontes, 1997, p. 277-326.
BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo, Cortez, 2005.
BAWARSHI, A. S. REIFF, M. J. Gênero nas tradições linguí­sticas: linguí­stica sistêmico-funcional e linguí­stica de corpus. Tradução de Benedito Bezerra Gomes. In: Genre: an introduction to history, theory, research, and pedagogy. West Lafayette, Indiana: Parlor Press/The WAC Clearinghouse, 2010.
BHATIA, V. K. A análise de gêneros hoje. In: BEZERRA, B. G. BIASE-RODRIGUES, B. CAVALCANTE, M. M. (Orgs.) Gêneros e sequências textuais. Recife: Edupe, 2009, p. 159-195.
BONINI, A. Os gêneros do jornal: questões de pesquisa e ensino. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006, p. 57-72.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2011 - Lí­ngua Portuguesa – 5ª a 8ª séries. Brasí­lia, Secretaria de Educação Básica, 2010.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Secretaria de Educação Fundamental. "” Brasí­lia: MEC/SEF, 1998.
BRONCKART, J. Atividade de linguagem, textos e discurso: por um interacionismo sócio-discursivo. 2. ed. São Paulo: Educ, 2007.
BUNZEN, C. ROJO, R. Livro didático de Lí­ngua Portuguesa como gênero do discurso: autoridade e estilo. In: COSTA VAL, M.; MARCUSCHI, B. (Orgs.). Livros didáticos de lí­ngua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte, Ceale, Autêntica, 2005, p. 73-117.
CAVALCANTE, M.; MARCUSCHI, B. Atividades de escrita em Livros didáticos de Lí­ngua Portuguesa: perspectivas convergentes e divergentes. In: COSTA VAL, M.; MARCUSCHI, B. (Orgs.). Livros didáticos de lí­ngua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte, Ceale, Autêntica, 2005, p. 237-260.
FARACO, C. E. MOURA, F. de M. MARUXO JR., J. H. Lí­ngua Portuguesa: linguagem e interação. São Pulo: Ática, 2009. (Obra em 4 v. para alunos do 6º ao 9º ano)
LOUZADA, M. S. O. A interação lí­ngua e literatura na perspectiva dos currí­culos. In: GREGOLIN, M. do R. V.; LEONEL, M. C. M. (Orgs.). O que quer, o que pode esta lí­ngua? Brasil/Portugal: o ensino de lí­ngua portuguesa e de suas literaturas. Araraquara: FCL – UNESP, 1997, p. 45-53.
MARCUSCHI, B. Algumas reflexões sobre o texto texto e o texto escolar. In: XAVIER, A. C (org.). O texto na escola: produção, leitura e avaliação. Recife, Ed. do Autor, 2007, p. 33-48.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P. MACHADO, A. R. BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003, p.19-36.
_______. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006. p. 23-36.
_______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MOTTA-ROTH, D. O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais. Linguagem em (Dis) curso, 6/ Especial, p. 495-517, 2006.
_______. Análise crí­tica de gêneros: contribuições para o ensino e pesquisa de linguagem. D.E.L.TA., v. 24, n. 2, p. 341-383, 2008.
SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: SCHNEUWLY, B. DOLZ, J. et al. (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004. p.21-39.
SOARES, M. Português na escola. História de uma disciplina curricular. In: BAGNO, M. (Org.) Linguí­stica da Norma. São Paulo, Loyola, 2002, p. 155-177.

Téléchargements

Publiée

2015-12-05

Comment citer

BEZERRA, S. . Produção textual em uma coleção didática de Lí­ngua Portuguesa: concepções subjacentes e metodologia para o trabalho com gêneros. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 145–158, 2015. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1354. Acesso em: 23 nov. 2024.