Produção textual em uma coleção didática de Língua Portuguesa: concepções subjacentes e metodologia para o trabalho com gêneros
Mots-clés :
Gêneros textuais, Produção de texto, Livro didáticoRésumé
Este artigo visa apresentar algumas concepções, especialmente referentes a gêneros textuais, subjacentes aos encaminhamentos de produção escrita de uma coleção didática de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental, a saber, Língua Portuguesa: linguagem e interação, de Carlos Emilio Faraco, Francisco Marto de Moura e José Hamilton Maruxo Junior. Também há, neste artigo, uma breve exposição sobre a metodologia dessa coleção no trabalho com a produção de texto de alguns gêneros que circulam socialmente. Mas, além da exposição dessas características da referida obra, aqui se objetiva oferecer uma discussão em torno das contribuições dos recentes estudos sobre gêneros textuais e sua transposição ao ensino.
Téléchargements
Références
_______. BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo,Martins Fontes, 1997, p. 277-326.
BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo, Cortez, 2005.
BAWARSHI, A. S. REIFF, M. J. Gênero nas tradições linguísticas: linguística sistêmico-funcional e linguística de corpus. Tradução de Benedito Bezerra Gomes. In: Genre: an introduction to history, theory, research, and pedagogy. West Lafayette, Indiana: Parlor Press/The WAC Clearinghouse, 2010.
BHATIA, V. K. A análise de gêneros hoje. In: BEZERRA, B. G. BIASE-RODRIGUES, B. CAVALCANTE, M. M. (Orgs.) Gêneros e sequências textuais. Recife: Edupe, 2009, p. 159-195.
BONINI, A. Os gêneros do jornal: questões de pesquisa e ensino. In: KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006, p. 57-72.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2011 - Língua Portuguesa – 5ª a 8ª séries. Brasília, Secretaria de Educação Básica, 2010.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Secretaria de Educação Fundamental. "” Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRONCKART, J. Atividade de linguagem, textos e discurso: por um interacionismo sócio-discursivo. 2. ed. São Paulo: Educ, 2007.
BUNZEN, C. ROJO, R. Livro didático de Língua Portuguesa como gênero do discurso: autoridade e estilo. In: COSTA VAL, M.; MARCUSCHI, B. (Orgs.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte, Ceale, Autêntica, 2005, p. 73-117.
CAVALCANTE, M.; MARCUSCHI, B. Atividades de escrita em Livros didáticos de Língua Portuguesa: perspectivas convergentes e divergentes. In: COSTA VAL, M.; MARCUSCHI, B. (Orgs.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte, Ceale, Autêntica, 2005, p. 237-260.
FARACO, C. E. MOURA, F. de M. MARUXO JR., J. H. Língua Portuguesa: linguagem e interação. São Pulo: Ática, 2009. (Obra em 4 v. para alunos do 6º ao 9º ano)
LOUZADA, M. S. O. A interação língua e literatura na perspectiva dos currículos. In: GREGOLIN, M. do R. V.; LEONEL, M. C. M. (Orgs.). O que quer, o que pode esta língua? Brasil/Portugal: o ensino de língua portuguesa e de suas literaturas. Araraquara: FCL – UNESP, 1997, p. 45-53.
MARCUSCHI, B. Algumas reflexões sobre o texto texto e o texto escolar. In: XAVIER, A. C (org.). O texto na escola: produção, leitura e avaliação. Recife, Ed. do Autor, 2007, p. 33-48.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P. MACHADO, A. R. BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003, p.19-36.
_______. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006. p. 23-36.
_______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MOTTA-ROTH, D. O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais. Linguagem em (Dis) curso, 6/ Especial, p. 495-517, 2006.
_______. Análise crítica de gêneros: contribuições para o ensino e pesquisa de linguagem. D.E.L.TA., v. 24, n. 2, p. 341-383, 2008.
SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: SCHNEUWLY, B. DOLZ, J. et al. (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004. p.21-39.
SOARES, M. Português na escola. História de uma disciplina curricular. In: BAGNO, M. (Org.) Linguística da Norma. São Paulo, Loyola, 2002, p. 155-177.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Diálogo das Letras 2015
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.