Produção textual em uma coleção didática de Lí­ngua Portuguesa: concepções subjacentes e metodologia para o trabalho com gêneros

Autores/as

  • Shenia Bezerra Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Palabras clave:

Gêneros textuais, Produção de texto, Livro didático

Resumen

Este artigo visa apresentar algumas concepções, especialmente referentes a gêneros textuais, subjacentes aos encaminhamentos de produção escrita de uma coleção didática de Lí­ngua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental, a saber, Lí­ngua Portuguesa: linguagem e interação, de Carlos Emilio Faraco, Francisco Marto de Moura e José Hamilton Maruxo Junior. Também há, neste artigo, uma breve exposição sobre a metodologia dessa coleção no trabalho com a produção de texto de alguns gêneros que circulam socialmente. Mas, além da exposição dessas caracterí­sticas da referida obra, aqui se objetiva oferecer uma discussão em torno das contribuições dos recentes estudos sobre gêneros textuais e sua transposição ao ensino.

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Publicado

2015-12-05

Cómo citar

BEZERRA, S. . Produção textual em uma coleção didática de Lí­ngua Portuguesa: concepções subjacentes e metodologia para o trabalho com gêneros. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 145–158, 2015. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1354. Acesso em: 19 sep. 2024.