Discursos sobre escrita na charge digital

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02417

Mots-clés :

Charge no Pinterest, Escrita como prática de letramento , Discursos sobre a escrita

Résumé

Neste estudo, objetiva-se refletir sobre discursos a respeito das práticas de produção textual escrita, tendo como mote a análise de uma charge publicizada no Pinterest, no ano de 2023. A hipótese é a de que os discursos sobre a escrita mobilizados na charge estão em relações interdiscursivas com memórias sobre a escrita e sobre o processo de escrever que permeiam e constituem os espaços educativos. Teoricamente, a pesquisa se insere nas discussões sobre Letramento (Street, 1984, 2003; Gee, 1996; Tfouni, 2001, 2005), alinhadas a uma perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem e de escrita, construída, sobretudo, com base no entrecruzamento de pressupostos da Análise de Discurso (Pêcheux, 2012; 2014), de Corrêa (2004; 2013) e de Bakhtin (2003). A análise se desenvolve de forma qualitativa, fundada em epistemologia interpretativista. Com base nas reflexões sobre a escrita como prática sócio-histórica, como resultados, identifica-se, na charge, uma tentativa de problematização da existência/permanência de discursos nos quais as práticas de produção textual escrita, nos espaços de ensino e de aprendizagem, encontram-se associadas à produção e à reprodução de modelos previamente estabelecidos.

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Bibliographies de l'auteur

Pamela Tais Clein Capelin, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Cristiane Carneiro Capristano, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publiée

2024-07-12

Comment citer

CAPELIN, P. T. C.; CAPRISTANO, C. C. Discursos sobre escrita na charge digital. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 13, p. e02417, 2024. DOI: 10.22297/2316-17952024v13e02417. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6095. Acesso em: 5 oct. 2024.