Discursos sobre escrita na charge digital
DOI :
https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02417Mots-clés :
Charge no Pinterest, Escrita como prática de letramento , Discursos sobre a escritaRésumé
Neste estudo, objetiva-se refletir sobre discursos a respeito das práticas de produção textual escrita, tendo como mote a análise de uma charge publicizada no Pinterest, no ano de 2023. A hipótese é a de que os discursos sobre a escrita mobilizados na charge estão em relações interdiscursivas com memórias sobre a escrita e sobre o processo de escrever que permeiam e constituem os espaços educativos. Teoricamente, a pesquisa se insere nas discussões sobre Letramento (Street, 1984, 2003; Gee, 1996; Tfouni, 2001, 2005), alinhadas a uma perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem e de escrita, construída, sobretudo, com base no entrecruzamento de pressupostos da Análise de Discurso (Pêcheux, 2012; 2014), de Corrêa (2004; 2013) e de Bakhtin (2003). A análise se desenvolve de forma qualitativa, fundada em epistemologia interpretativista. Com base nas reflexões sobre a escrita como prática sócio-histórica, como resultados, identifica-se, na charge, uma tentativa de problematização da existência/permanência de discursos nos quais as práticas de produção textual escrita, nos espaços de ensino e de aprendizagem, encontram-se associadas à produção e à reprodução de modelos previamente estabelecidos.
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