Concursos públicos para professor de língua portuguesa: obstáculo ao reconhecimento do saber científico e crítico sobre a linguagem

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02521

Mots-clés :

Formação Profissional, Linguística, Linguística Popular, Gramática Tradicional.

Résumé

Neste trabalho, objetivamos analisar a configuração do conhecimento sobre a linguagem nas provas de três concursos públicos para professor de Língua Portuguesa, realizados em 2025, no estado do Rio Grande do Norte: o da Prefeitura de Natal, o do Estado do Rio Grande do Norte e o do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Essa análise está circunstanciada em dois fatos: o de que a linguagem é um objeto complexo e heterogêneo e, consequentemente, produzir conhecimento sobre ela passa necessariamente por um ângulo ou ponto de vista, e o de que as Diretrizes Curriculares do Curso de Letras definem que o perfil do(a) profissional deve apresentar sólida formação linguística. Constatamos, na observação de questões que exploram análise, descrição e explicação de um fato linguístico, a ausência de enquadramento teórico explícito no tratamento dos temas, uma forte predominância de temas centrados na estrutura da língua e, em especial, baseados no conhecimento tradicional (representado pela Gramática Tradicional), e o escasso espaço destinado a outros aspectos que compõem a linguagem, como os relacionados ao ato linguístico e às práticas situadas. Essas constatações evidenciam o apagamento das características do conhecimento sobre a linguagem e da legitimidade da Linguística como campo científico, e a cristalização de uma visão reducionista sobre as formas de construção de saber sobre a linguagem. Nesse sentido, esses concursos, na qualidade de política de avaliação profissional, constituem um obstáculo ao reconhecimento do saber científico e crítico sobre a linguagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Clemilton Lopes Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Letras, área de Filologia e Linguística Portuguesa, pela Unesp, campus de Assis. Realizou estágios de pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa (Portugal), na Universidade Sorbonne Nouvelle — Paris 3 (França) e na Universidade de Tübingen (Alemanha). Professor de Linguística na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 — CNPq. 

Mateus Parducci Soares de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestre e doutorando em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Références

BORGES NETO, J. Ensaios de Filosofia da Linguística. São Paulo: Parábola, 2004.

BORGES NETO, J. A naturalização da gramática tradicional e seu uso protocolar. Texto de conferência proferida durante o VIII Congresso da ABRALIN, Natal/RN, 02/02/2013 (não publicado).

BORGES NETO, J. História da gramática. Curitiba: Ed. UFPR, 2022.

COLOMBAT, B.; FOURNIER, J.-M; PUECH, C. Histoire des idées sur le langage et les langues. Paris: Klincksieck, 2010.

DUBOIS, J. et al. Dictionnaire de Linguistique. Paris: Larousse, 1996.

MEC/CNE/BRASIL. Parecer CES 492/2001 - Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais - Antropologia, Ciência Política e Sociologia, Comunicação Social, Filosofia, Geografia, História, Letras, Museologia e Serviço Social. Brasília, 2001.

PAVEAU, M.-A. Les normes perceptives de la linguistique populaire, Langage et Societé, n. 121, p. 93-109, 2007. Disponível em: https://shs.cairn.info/revue-langage-et-societe-2007-1-page-93?lang=fr. Acesso em: 22 jul. 2025.

PINHEIRO, C. L. et al. A problemática da diversidade teórica em torno do texto. In: FERREIRA, H. M.; FONSECA, J. D.; DIAS, F. L. de C. (org.). Linguística textual: dimensões linguísticas, semióticas e discursivas. São Paulo: Parábola, 2025. p. 52-65.

SAUSSURE, F. Escritos de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2004 [2002].

SAUSSURE, F. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2006 [1916].

Téléchargements

Publiée

2025-10-24

Comment citer

PINHEIRO, Clemilton Lopes; LIMA, Mateus Parducci Soares de. Concursos públicos para professor de língua portuguesa: obstáculo ao reconhecimento do saber científico e crítico sobre a linguagem. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 14, p. e02521, 2025. DOI: 10.22297/2316-17952025v14e02521. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/7357. Acesso em: 5 déc. 2025.

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.