A contribuição da teoria das operações predicativas e enunciativas para o estudo da produção textual

Autores

  • Marcos Luiz Cumpri Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Palavras-chave:

Texto, Valores Referenciais, Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas

Resumo

Este artigo sintetiza alguns pontos que a Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (TOPE) oferece de contribuição aos estudos voltados à linguí­stica do texto, sobretudo no que se refere à organização das produções discursivas e ao funcionamento da linguagem durante os intentos significativos dos sujeitos. Nesse cenário, a primeira seção destina-se a elucidar que o sentido deriva de valores referenciais construí­dos no texto e na enunciação e que ambos dependem da ação do homem na lí­ngua, o que reafirma um posicionamento que não vê justificativa para o estabelecimento de sentidos estáveis sem o processamento de suas propriedades no campo enunciativo. A segunda seção se concentra no processo de interpretação subsidiada pela atividade de parafrasagem, a qual atribui ao sistema metalinguí­stico a incumbência de forçar a modificação de valores e de demonstrar a invariância daquilo que pertence à linguagem, isto é, esse jogo incessante entre o estável e o instável que é o que caracteriza a linguagem. Na conclusão, mostramos três premissas dialógicas entre a TOPE e a linguí­stica do texto, as quais confirmam a necessidade da busca dos percursos dos sujeitos para compreendermos como se constroem os textos e as intenções enunciativo-comunicativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENVENISTE, Emile. Problemas de linguí­stica geral I. 5ª ed. Campinas: Pontes, 2005.

CHAROLLES, Michel. Introdução aos problemas da coerência dos textos. In: GALVEZ, C. (org.) O texto: leitura e escrita. Campinas: Pontes, 1989.

CULIOLI, Antoine. Transcription du séminaire de D.E.A. - 1975-1976. Paris: Université de Paris VII. D.R.L., 1976.

______. Pour une linguistique de l"™énonciation - opérations et représentations. Paris: Ophrys, 1990.

______. Cognition and representation in linguistic theory. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamin Publishing Company, 1995.

______. Pour une linguistique de l"™énonciation: formalisation et opérations de repérage. Paris: Ophrys, 1999a.

______. Pour une linguistique de l"™énonciation: domaine notionnel. Paris: Ophrys, 1999b.

KOCH, Ingedore G. V.; BARROS, K. Tópicos em linguí­stica de texto e análise da conversação. Natal: Editora da UFRN, 1997.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Signos. Trad. Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

REZENDE, Letí­cia. M. Nominalização: operações predicativas e enunciativas. Estudos Linguí­sticos. São Paulo, n. 37, p. 131-140, 2008.

VOGÜÉ, Sarah de, FRANCKEL, Jean-Jacques; PAILLARD, Denis. Linguagem e enunciação: representação, referenciação e regulação. São Paulo: Contexto, 2011.

Downloads

Publicado

2012-06-10

Como Citar

CUMPRI, M. L. . A contribuição da teoria das operações predicativas e enunciativas para o estudo da produção textual. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 8–25, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1138. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores