Leitura e escrita no processo de alfabetização: o aplicativo GraphoGame na perspectiva dos novos letramentos
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02427Palabras clave:
Leitura e escrita, GraphoGame, Novos letramentosResumen
O uso de aplicativos na aquisição da leitura e da escrita no processo de alfabetização pode estimular o desenvolvimento de habilidades e o gosto pela aprendizagem de forma inovadora. Assim, a execução desta pesquisa se justifica pela necessidade de investigar os novos letramentos no aplicativo educacional GraphoGame, devido à importância deste recurso em apresentar novas formas de aprendizagem da leitura e da escrita no processo de alfabetização em língua portuguesa. Este estudo tem como objetivo analisar o aplicativo GraphoGame como objeto digital de aprendizagem (ODA) na perspectiva dos novos letramentos. A pesquisa fundamenta-se teoricamente em Araújo (2013), Lankshear e Knobel (2007), Leffa (2006), Rojo (2017), Rosa (2016) e Souza (2021), entre outros. Na metodologia, adota-se uma abordagem qualitativa, complementada por uma pesquisa descritiva, documental e aplicada. Os resultados evidenciam que o GraphoGame é uma alternativa para incorporar jogos ao ambiente escolar, especialmente com pessoas em fase de apropriação linguística, contribuindo principalmente para o desenvolvimento da consciência fonológica, correspondência grafofonêmica e habilidades de decodificação. Quanto aos demais aspectos do aplicativo: motivação e engajamento, feedback imediato, aprendizado personalizado, suporte multissensorial, preparação para a leitura independente bem como inclusão e acessibilidade convergem mais diretamente para os novos letramentos. Conclui-se que o aplicativo GraphoGame como objeto digital de aprendizagem na perspectiva dos novos letramentos proporciona a manifestação de um novo ethos e está inserido em uma nova mentalidade, constituindo-se em ferramenta educacional e tecnológica na promoção de habilidades da leitura e da escrita na cultura digital.
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