Leitura e escrita no processo de alfabetização: o aplicativo GraphoGame na perspectiva dos novos letramentos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02427

Palabras clave:

Leitura e escrita, GraphoGame, Novos letramentos

Resumen

O uso de aplicativos na aquisição da leitura e da escrita no processo de alfabetização pode estimular o desenvolvimento de habilidades e o gosto pela aprendizagem de forma inovadora. Assim, a execução desta pesquisa se justifica pela necessidade de investigar os novos letramentos no aplicativo educacional GraphoGame, devido à importância deste recurso em apresentar novas formas de aprendizagem da leitura e da escrita no processo de alfabetização em língua portuguesa. Este estudo tem como objetivo analisar o aplicativo GraphoGame como objeto digital de aprendizagem (ODA) na perspectiva dos novos letramentos. A pesquisa fundamenta-se teoricamente em Araújo (2013), Lankshear e Knobel (2007), Leffa (2006), Rojo (2017), Rosa (2016) e Souza (2021), entre outros.  Na metodologia, adota-se uma abordagem qualitativa, complementada por uma pesquisa descritiva, documental e aplicada. Os resultados evidenciam que o GraphoGame é uma alternativa para incorporar jogos ao ambiente escolar, especialmente com pessoas em fase de apropriação linguística, contribuindo principalmente para o desenvolvimento da consciência fonológica, correspondência grafofonêmica e habilidades de decodificação. Quanto aos demais aspectos do aplicativo: motivação e engajamento, feedback imediato, aprendizado personalizado, suporte multissensorial, preparação para a leitura independente bem como inclusão e acessibilidade convergem mais diretamente para os novos letramentos. Conclui-se que o aplicativo GraphoGame como objeto digital de aprendizagem na perspectiva dos novos letramentos proporciona a manifestação de um novo ethos e está inserido em uma nova mentalidade, constituindo-se em ferramenta educacional e tecnológica na promoção de habilidades da leitura e da escrita na cultura digital.

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Biografía del autor/a

Lílian Sena, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL) da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina/PI. Professora da rede estadual de educação do Maranhão. Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Naziozênio Antonio Lacerda, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina/PI. É membro da Academia de Letras da Região de Picos (ALERP).

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Publicado

2024-09-10

Cómo citar

SENA, L.; LACERDA, N. A. Leitura e escrita no processo de alfabetização: o aplicativo GraphoGame na perspectiva dos novos letramentos. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 13, p. e02427, 2024. DOI: 10.22297/2316-17952024v13e02427. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6192. Acesso em: 5 oct. 2024.