Experiências narradas por professores aprendizes do Curso de Letras-Inglês em um cenário simulado de avaliação com exames de proficiência
DOI :
https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02434Mots-clés :
Avaliação, Exames de proficiência, Professores aprendizesRésumé
O presente artigo objetiva apresentar um mapeamento de experiências com a aplicação de simulados de exames de proficiência para professores aprendizes de um curso de Letras-Inglês em uma universidade pública. A linha teórica tecida neste artigo segue três trajetórias temáticas: (a) a avaliação no ensino de línguas; (b) a proficiência do professor de línguas e (c) os efeitos retroativos de exames de proficiência. Pesquisadores como Almeida Filho (1992), Celani (2010), Consolo (2006, 2017), Consolo; Teixeira da Silva, (2014), Miccoli (2010, 2014), dentre outros, embasam o presente artigo. A pesquisa está caracterizada como um estudo de caso etnográfico-interpretativista (Dörnyei, 2007) com a participação de cinco professores aprendizes de uma universidade pública da região norte do Brasil. Os instrumentos aplicados foram um questionário semiestruturado; produção de diários reflexivos; gravações de áudio das sessões reflexivas e o cenário simulado de aplicação do Test of English as a Foreign Language (TOEFL) e o International English Language Testing System (IELTS). Os achados desta experiência demonstram que os professores aprendizes possuem um conhecimento reduzido em torno dos propósitos de um exame de proficiência, em consonância com o universo instrumental aplicado com os testes em um cenário simulado.
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