Objeto de aprendizagem: de leitor a autor - uma proposta pedagógica para a criação de minicontos multimodais
Palavras-chave:
Objeto de aprendizagem, Multimodalidade, Miniconto multimodalResumo
O campo das inovações tecnológicas vem influenciando significativamente a forma de as pessoas interagirem e aprenderem, estimulando a criação de diversos recursos educacionais, dentre ele, os objetos de aprendizagem. Este texto tem por finalidade apresentar o miniconto multimodal A vida é mesmo assim..., objeto de aprendizagem elaborado pelos alunos da turma B, do 8º ano, 4ª etapa, da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (EJAEF), do Centro de Referência para Educação de Jovens e Adultos Professor Severino Uchôa, instituição de ensino da rede estadual, situado no município de Aracaju, estado de Sergipe. Fundamentada na perspectiva sociointeracional e cognitiva de aprendizagem, partindo das ideias de Vygotsky (2000) e de Bakhtin (2010), foi elaborada uma sequência didática objetivando produzir minicontos multimodais através do aplicativo "VivaVídeo", utilizando-se de imagens, sons e linguagem verbal na construção de uma sequência narrativa. A metodologia utilizada resultou na produção do referido miniconto e favoreceu aos alunos a compreensão do gênero, bem como a prática de letramentos múltiplos.
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