O trabalho com os gêneros na perspectiva do Grupo de Genebra: entrevista com Eliane Lousada

Autores

  • Milena Moretto Universidade São Francisco (USF)
  • Cleide Inês Wittke Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Palavras-chave:

Entrevista

Resumo

Entrevista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADAM, J.-M. Eléments de linguistique textuelle. Liège: Mardaga, 1990.

______. Les textes: types et prototypes. Paris: Nathan, 1992.

AMIGUES, R. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: MACHADO, A. R. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004. p. 35-54.

BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos. São Paulo: EDUC, 1999.

______. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. São Paulo: Mercado de Letras, 2006.

_____. Gêneros de textos, tipos de discurso e sequências. Por uma renovação do ensino da produção escrita. Letras, Santa Maria, v. 20, n. 40, jan./jun. 2010, p. 163–176.

BULEA BRONCKART, E. Didactique de la grammaire. Genève: Carnet des Sciences de l"™Education, 2015.

CLOT, Y. La fonction psychologique du travail. Paris: Presses Universitaires de France, 1999.

CRISTOVíO, V. L. L. Gêneros e ensino de leitura em LE: os modelos didáticos de gêneros na construção e avaliação de material didático. 2002. Tese (Doutorado em Linguí­stica Aplicada e Estudos da Linguagem). Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo, 2002.

De PIETRO, J.-F.; SCHNEUWLY, B. Le modèle didactique du genre: un concept de l"™ingénierie didactique. Les cahiers THÉODILE. n. 3, janvier, 2003, p. 27-52.

DOLZ, J. As atividades e os exercí­cios de lí­ngua: uma reflexão sobre a engenharia didática. D.E.L.T.A., v. 32, n. 1, 2016, p. 237-260.

MACHADO, A. R. O diário de leituras: a introdução de um novo gênero na escola. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

______; LOUSADA, E. G.; ABREU-TARDELLI, L. S. Trabalhos de pesquisa: o diário de leituras para revisão bibliográfica. São Paulo: Parábola, 2007.

______.; LOUSADA, E. G. A apropriação de gêneros textuais pelo professor: em direção ao desenvolvimento pessoal e í evolução do "métier". Linguagem em (Dis)curso, Palhoça, SC, v. 10, n. 3, p. 619-633, set./dez. 2010.

STUTZ, L.; CRISTOVíO, V. L. L. Polí­ticas educacionais nas prescrições para o Ensino Médio: dimensões para o ensino de leitura. Letras & Letras (UFU), v. 33, p. 35, 2017.

VAN DIJK, T. A. Some aspects of text grammar: a study in theoretical linguistics and poetics. La Haye: Mouton, 1972.

VIGOTSKI, L. Pensée et Langage [1934]. Paris: La dispute, 1997.

VOLÓCHINOV, V. Marxisme et philosophie du langage [1929]. Paris: Les éditions de minuit, 1977.

Downloads

Publicado

2018-08-10

Como Citar

MORETTO, M. .; WITTKE, C. I. . O trabalho com os gêneros na perspectiva do Grupo de Genebra: entrevista com Eliane Lousada. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 247–254, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/630. Acesso em: 23 nov. 2024.