Concursos públicos para professor de língua portuguesa: obstáculo ao reconhecimento do saber científico e crítico sobre a linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952025v14e02521

Palavras-chave:

Formação Profissional, Linguística, Linguística Popular, Gramática Tradicional.

Resumo

Neste trabalho, objetivamos analisar a configuração do conhecimento sobre a linguagem nas provas de três concursos públicos para professor de Língua Portuguesa, realizados em 2025, no estado do Rio Grande do Norte: o da Prefeitura de Natal, o do Estado do Rio Grande do Norte e o do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Essa análise está circunstanciada em dois fatos: o de que a linguagem é um objeto complexo e heterogêneo e, consequentemente, produzir conhecimento sobre ela passa necessariamente por um ângulo ou ponto de vista, e o de que as Diretrizes Curriculares do Curso de Letras definem que o perfil do(a) profissional deve apresentar sólida formação linguística. Constatamos, na observação de questões que exploram análise, descrição e explicação de um fato linguístico, a ausência de enquadramento teórico explícito no tratamento dos temas, uma forte predominância de temas centrados na estrutura da língua e, em especial, baseados no conhecimento tradicional (representado pela Gramática Tradicional), e o escasso espaço destinado a outros aspectos que compõem a linguagem, como os relacionados ao ato linguístico e às práticas situadas. Essas constatações evidenciam o apagamento das características do conhecimento sobre a linguagem e da legitimidade da Linguística como campo científico, e a cristalização de uma visão reducionista sobre as formas de construção de saber sobre a linguagem. Nesse sentido, esses concursos, na qualidade de política de avaliação profissional, constituem um obstáculo ao reconhecimento do saber científico e crítico sobre a linguagem.

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Biografia do Autor

Clemilton Lopes Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Letras, área de Filologia e Linguística Portuguesa, pela Unesp, campus de Assis. Realizou estágios de pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa (Portugal), na Universidade Sorbonne Nouvelle — Paris 3 (França) e na Universidade de Tübingen (Alemanha). Professor de Linguística na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 — CNPq. 

Mateus Parducci Soares de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestre e doutorando em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Publicado

24-10-2025

Como Citar

PINHEIRO, Clemilton Lopes; LIMA, Mateus Parducci Soares de. Concursos públicos para professor de língua portuguesa: obstáculo ao reconhecimento do saber científico e crítico sobre a linguagem. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 14, p. e02521, 2025. DOI: 10.22297/2316-17952025v14e02521. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/7357. Acesso em: 5 dez. 2025.

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