Enunciação em memes sobre a pandemia: análise discursiva de sentidos na web
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02106Palabras clave:
meme, implícito, prática discursivaResumen
Neste artigo, investigamos a constituição dos sentidos no debate sobre a pandemia da COVID-19, a partir da análise de memes em circulação no Facebook no período de abril a junho de 2020. Como quadro teórico, partimos da Análise do Discurso de base enunciativa, com o propósito de discutir mecanismos linguísticos e discursivos manifestados na materialidade das imagens analisadas. Desenvolvemos um debate acerca das noções de interdiscurso, prática discursiva, pressupostos e subentendidos, do ponto de vista discursivo, como elementos a serem observados nas análises. Os resultados apontam para a produtividade dessas entradas e para o modo como tais materiais funcionam discursivamente.
Descargas
Citas
ALMEIDA, F. S. de; SOUZA, A. M. R. de; GIORGI, M. C. Captação e subversão de práticas intersemióticas: uma análise discursiva no contexto político brasileiro. Matraga, v. 27, n. 50, p. 413-433, ago. 2020.
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martín Fontes, 2011.
BECHARA, E. Minidicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2009.
BIRMAN, J. O trauma na pandemia do Coronavírus: suas dimensões políticas, sociais, econômicas, ecológicas, culturais, éticas e científicas. Rio de Janeiro: José Olympio, 2020.
BROWN, W. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no Ocidente. Tradução: Mario A. Marino e Eduardo Altheman C. Santos. São Paulo: Politeia, 2019.
CHAMAYOU, G. A sociedade ingovernável: uma genealogia do liberalismo autoritário. Tradução: Letícia Mei. São Paulo: Ubu, 2020.
COUTO JÚNIOR, D. R.; POCAHY, F.; CARVALHO, F. da S. P. de. Ensinar-aprender com os memes: quando as estratégias de subversão e resistência viralizam na internet. Periferia, v. 11, n. 2, p. 17-38, maio/ago. 2019.
DAWKINS, R. O gene egoísta. Belo Horizonte: Itatiaia, 2001.
DEUSDARí, B.; ROCHA, D. O que entendemos por "˜trabalhar em análise do discurso?"™. In: DEUSDARí, B.; ROCHA, D.; RODRIGUES, I. C.; PESSOA, M.; ARANTES, P. C. C. (org.). Em discurso: cenas possíveis. Rio de Janeiro: Cartolina, 2018. p. 11-28.
DEUSDARí, B. O que torna possível uma abordagem pragmático-enunciativa de discursos? Revista FSA, v. 16, n. 6, 1-19, nov./dez. 2019.
LAZZARATO, M. Fascismo ou revolução? O neoliberalismo em chave estratégica. Tradução: Takashi Wakamatsu e Fernando Scheibe. São Paulo: n-1 edições, 2019.
LEAL-TOLEDO, G. Em busca de uma fundamentação para a memética. Trans/Form/Ação, v. 36, n. 1, p. 187-210, jan./abr. 2013.
MAINGUENEAU, D. Pragmática para o discurso literário. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
MAINGUENEAU, D. Novas tendências em análise do discurso. Tradução: Freda Indursky et al. Campinas: Ed. da Unicamp, Pontes, 1997.
MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. Tradução: Sírio Possenti. Curitiba: Criar, 2005.
MAINGUENEAU, D. Discurso e análise do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
MIAN, M. B.; CASTILHO, A. O ciberativismo potencializado via memes: uma análise de articulação de pautas políticas e sociais nas redes. Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política, v. 12, n. 34, p. 110-128, 2019.
PORTO, L. M. D. C. O processo de construção de sentidos dos memes. In: CARMELINO, A. C.; RAMOS, P. (org.). Gêneros humorísticos em análise. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2018. p. 109-126.
POSSENTI, S. Cinco ensaios sobre humor e análise do discurso. São Paulo: Parábola, 2018.
ROCHA, D.; DAHER, M. del C. F. G.; SANT"™ANNA, V. L. de A. Produtividade das investigações dos discursos sobre o trabalho. In: SOUZA-E-SILVA, M. C. P.; FAíTA, D. (org.). Linguagem e trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França. Tradução: Inês Polegatto e Décio Rocha. São Paulo: Cortez, 2002. p. 77-91.
SEBASTIíO, S. P.; ELIAS, A. C. O ativismo like: as redes sociais e a mobilização de causas. Sociedade e Cultura, v. 15, n. 1, p. 61-70, jan./jun. 2012.
SEVERO, D. O.; HOEFEL, M. da G. L.; SHIMIZU, H. Redes sociais, facebook e debate político: olhares dos movimentos sociais. Ciências Sociais Unisinos, v. 53, n. 2, p. 194-201, maio/ago. 2017.
SOUZA-E-SILVA, C.; ROCHA, D. Enunciação em processo: dispositivos para a produção de uma memória discursiva. Desenredo, v. 8, n. 1, p. 30-48, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Diálogo das Letras
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.