Base nacional comum curricular: um dizer sobre língua portuguesa na etapa do ensino médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02331

Palabras clave:

Análise de Discurso Materialista, BNCC, Ensino médio, Língua portuguesa

Resumen

Entre 2018 e 2019, foi aprovada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), prevista para entrar em vigor no ano de 2022. A despeito dos avanços voltados para todos os níveis de ensino, não se pode negar as diversas contradições que permearam a elaboração desse documento, bem como suas implicações, tal qual a proposta do Novo Ensino Médio pautada pela Lei 13.415/17. Baseado nisso, este artigo tem o objetivo de analisar a construção de sentidos que se processam em relação ao ensino de língua portuguesa na BNCC, especificamente na etapa do Ensino Médio. Para tanto, recorreu-se aos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso materialista, ancoradas em autores como Orlandi (2017; 2020), Pêcheux (2014a; 2014b) e Maldidier (2003). O arquivo de análise abrange o recorte de treze sequências discursivas retiradas da seção do Ensino Médio, no Capítulo 5.1.2. Língua Portuguesa, em cujo bojo são trazidos sentidos próprios ao ensino de língua. Em análises, observou-se, sobretudo, que os sentidos de língua tomam como noção a perspectiva enunciativo-discursiva, de modo a considerar o ensino através dos campos de atuação social e a demanda das transformações linguísticas contemporâneas.

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Biografía del autor/a

Dandara Rochelly Fernandes Araújo, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Maraisa Lopes, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutora e Mestra em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Abraão Janderson dos Santos Amaral, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutorando e Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI)

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Publicado

2023-11-22

Cómo citar

ARAÚJO, D. R. F. .; LOPES, M.; AMARAL, A. J. dos S. Base nacional comum curricular: um dizer sobre língua portuguesa na etapa do ensino médio. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02331, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02331. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5168. Acesso em: 21 nov. 2024.