O labor da escrita: uma prática também testemunhada por estudantes

Autores/as

  • Maria da Graça Lisboa Castro Pinto Faculdade de Letras da Universidade do Porto (UP)

Palabras clave:

lado superficial e o lado profundo da escrita, A escrita analí­tica, A leitura crí­tica

Resumen

A conhecida frase "Ce qu'il y a de plus profond en l'homme, c'est la peau" ("O que há de mais profundo no homem é a pele"), de Paul Valéry, serve de pretexto para observar também na escrita-composição o "diálogo" que se gera entre o que emerge à "epiderme" da escrita e o que se desenrola em camadas mais profundas desse processo. Apela-se, assim, à boa gestão do que sustenta as ideias a transmitir para que a qualidade da sua tradução verbal permita que a mensagem chegue nas melhores condições ao público-alvo. Objetiva-se, neste texto, advertir que se espera de quem pratica a escrita académica uma escrita analí­tica e não cópia, assente numa leitura crí­tica e não escrava das fontes. Além disso, deve emergir dessa escrita uma voz sintetizadora de todas as vozes consultadas – conjugada com o conhecimento prévio –, que mais não é do que o contributo que a comunidade cientí­fica aguarda de cada autor. Quem escreve trabalhos académicos deve abraçar sem reticências a postura de quem não só aprende, mas também tem de contribuir com algo de original. Como este texto contém um recado virado para o ensino, foram escolhidos para enriquecer a sua intertextualidade e engrossar a sua polifonia excertos redigidos por estudantes de mestrado que testemunham com muita clareza que a escrita é uma prática que merece ser trabalhada e que muito lucra com uma orientação bem arquitetada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BAICCHI, A. Relational complexity of titles and texts: A semiotic taxonomy. In: BARBARESI, L. M. (Ed.). Complexity in language and text. Pisa: Edizioni Plus. Universití di Pisa, 2003, p. 319-341.

BISAILLON, J. Sur les traces d"™un réviseur professionnel d"™expérience. In: BISAILLON, J. (Sous la direction). La révision professionnelle: processus, stratégies et pratiques. Québec: Editions Nota Bene, 2007, p. 49-73.

BRAND et all. Beyond authorship: attribution, contribution, collaboration, and credit. Learned Publishing, v. 28, n. 2, p. 151-155. 2015.

FLOWER, L. (1989). Negotiating academic discourse (Tech. Rep. No. 29). Pittsburgh: National Center For The Study Of Writing, Carnegie Mellon.

HARWOOD, N. An interview-based study of the functions of citations in academic writing across two disciplines. Journal of Pragmatics, v. 41, p. 497-518, 2009.

HAUPTMAN, S.; ROSENFELD, M.; TAMIR, R. Assessing academic discourse levels of competence in handling knowledge from sources. Journal of Writing Assessment, v.1, n. 2, p. 123-145, 2003.

HAYES, J. R.; FLOWER, L. S. Writing research and the writer. American Psychologist, v. 41, n. 10, p. 1106-1113, 1986.

HOWARD, R. M. A plagiarism pentimento. Journal of Teaching Writing, v. 11, n. 3 (Summer 1993), p. 233-245, 1993.

HOWARD, R. M. Plagiarism, authorship, and the academic death penalty. College English, v. 57, n. 7, November 1995, p. 788-806, 1995.

HYLAND, K. Academic attribution: Citation and the construction of disciplinary knowledge. Applied Linguistics, v. 20, n. 3, p. 341-367, 1999.

IRVIN, L. L. What is "academic" writing? In: LOWE, Charles; ZEMLIANSKY, Pavel (Eds.). Writing spaces: readings on writing. Volume 1, Parlor Press, 2010, p. 3-17. Disponí­vel em:<http://writingspaces.org/sites/default/files/irvin--what-is-academic-writing.pdf.> . Acesso em: 21 abril 2018.

JAKOBS, E. M. Reproductive writing – writing from sources. Journal of Pragmatics, v. 35, p. 893-906, 2003.

KULD, L.; O"™HAGAN, J. Rise of multi-authored papers in economics: Demise of the "˜lone star"™ and why? TEP Working Paper Nº. 0517. Trinity Economics Papers. Department of Economics. Trinity College Dublin, 2017.

LANHAM, R. A. Revising prose. 5. ed. New York: Pearson Longman, 2006.

LIBRA, J. A. How to write a paper. Introduction to scientific work seminar, Module 6. International Study Course Environmental and Resource Management. Brandenburg Technical University Cottbus: Germany, 2001.

MARTINS, F.; PINTO, M. da G. L. C. Procedimentos de pesquisa: alguns conselhos práticos para o estudo também psicolinguí­stico de realidades concretas - Parte II. Linguarum Arena, v.7, p. 65-80, 2016.

MORTON, R. K. The Mathew effect in science. Science, v. 159, n. 3810, p. 56-63, 1968.

MORTON, Robert K. The Mathew effect in science, II. Cumulative advantage and the symbolism of intelectual property. ISIS, v. 79, p. 606-623, 1988.

MURRAY, D. M. The craft of revision. Fifth Anniversary Edition Boston: Wadsworth Cengage Learning, 2013.

MURRAY, N. Writing essays in English language and linguistics. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.

NYHAN, J.; DUKE-WILLIAMS, O. Joint and multi-authored publication patterns in the digital humanities. Literary and Linguistic Computing, v. 29, n. 3, p. 387-399, 2014.

PARADIS, M. More belles infidèles – or why do so many bilingual studies speak with forked tongue? Journal of Neurolinguistics, v. 19, p. 195-208, 2006.

PATTERSON, R.; WEIDEMAN, A. The typicality of academic discourse and its relevance for constructs of academic literacy. Journal of Language Teaching, v. 47, n. 1, p. 107-123, 2013.

PECORARI, D. Good and original: Plagiarism and patchwriting in academic second-language writing. Journal of Second Language Writing, v.12, p. 317-345, 2003.

PECORARI, D.; SHAW, P. Types of student intertextuality and faculty attitudes. Journal of Second Language Writing. v. 21, p. 149-164, 2012.

PETRIĆ, B. Rhetorical functions of citations in high- and low-rated master"™s theses. Journal of English for Academic Purposes, v. 6, p. 238-253, 2007.

PINTO, M da G. L. C. A escrita: O papel da universidade na sua otimização. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2014.

PINTO, M da G. L. C. Da "manta de retalhos" ao "tapete de Arraiolos": transformação de tecedura também aplicável í escrita académica. In: DE ROSA, G. L et all. (Orgs.). De volta ao futuro da lingua portuguesa: atas do V SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Lí­ngua Portuguesa. Lecce: Universití del Salento, 2017, p. 4353-4375.

ROHMAN, D. G. Pre-writing. The stage of discovery in the writing process. College Composition and Communication, v. 16. n. 2, p. 106-112, 1965.

SANTOS, I. F. Vale a pena? Conversas com escritores. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2017.

SCHINDLER, K.; WOLFE, J. Beyond single authors: Organizational text production as collaborative writing. In: JAKOBS, E-M; PERRIN, D. (Eds.). Handbook of writing and text production. Berlin: De Gruyter Mouton, 2014, p. 159-173.

SKELTON, J. The representation of truth in academic medical writing. Applied Linguistics, v. 18, n. 2, p. 121-140, 1997.

SPATT, B. Writing from sources. Eighth edition. Boston, New York: Bedford/ST Martin"™s, 2011.

STANOVICH, K. E. Matthew effects in reading: Some consequences of individual differences in the acquisition of literacy. Reading Research Quarterly, Fall 1986, v. XXI, n. 4, p. 360-406, 1986.

SWALES, J. M. Genre Analysis. English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press. 13th printing 2008, 1990.

SWALES, J. M. Variation in citational practice in a corpus of student biology papers: From parenthetical plonking to intertextual storytelling. Written Communication, v. 31, n. 1, p. 118-141, 2014.

TAYLOR & FRANCIS GROUP CC-BY-NC. Co-authorship in the humanities and social sciences. A global view - A white paper from Taylor & Francis, 2017. Disponí­vel em:https://authorservices.taylorandfrancis.com/ . Acesso em: 01 mai. 2018.

THOMPSON, P; TRIBBLE, C. Looking at citations: Using corpora in Englich for Academic Purposes. Language Learning & Technology, v. 5, n. 3, p. 91-105, 2001.

VALÉRY, P. L"™idée fixe ou deux hommes í la mer. Paris: éditions Martinet, 1932. Disponí­vel em: <https://archive.org/details/ideefixeValery>. Acesso em: 21 abril 2018.

WALBERG, H. J.; TSAI, S-L. Mathew effects in education. American Educational Research Journal. Fall 1983, v. 20, n. 3, p. 359-373, 1983.

WOODS, R. H.; YOUN, H.; JOHANSON, M. M. Single vs. co-authored and multi-authored research articles: Evaluating the views and opinions of ICHRIE scholars. International CHRIE Conference-Refereed Track.11. p. 9, University of Massachusetts – Amherst. ScholarWorks@UMass Amherst, 2010. Disponí­vel em: <https://scholarworks.umass.edu/cgi/viewcontent.cgi?referer=https://www.google.pt/&httpsredir

=1&article=1297&context=refereed> . Acesso em: 30 abril 2018.

Publicado

2018-09-28

Cómo citar

PINTO, M. da G. L. C. . O labor da escrita: uma prática também testemunhada por estudantes. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 10–29, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/740. Acesso em: 5 oct. 2024.