O "politicamente correto" na produção da comunicação organizacional: uma perspectiva interacionista sociodiscursiva

Autores/as

  • Rosalice Pinto Universidade Nova de Lisboa (CLUNL)

Palabras clave:

Comunicação organizacional, Textos e Discursos, Valores sociais

Resumen

Este trabalho visa a descrever valores sociais "politicamente corretos" transmitidos por empresas portuguesas e multinacionais, a partir de uma descrição textual-discursiva (BRONCKART, 1999, 2008) de alguns exemplares de textos que circulam a partir da comunicação externa destas organizações. Objetiva mostrar que o "ser politicamente correto" na comunicação organizacional pode requerer diferentes estratégias linguí­stico-textuais em função dos interesses mercadológicos institucionais. De forma a atingir os objetivos propostos, serão analisados alguns estudos de caso selecionados entre 2008 e 2012. Estudos prelimininares mostram que questões ambientais (um dos aspectos relevantes para a caracterização da sustentabilidade das empresas), evidenciadas por empresas politicamente corretas, em seu "˜triple bottom line"™, estão diretamente relacionadas a valores éticos, sendo que estes são semiotizados distintamente nos textos analisados. Evidentemente, estes valores estão a serviço de valores pragmáticos, caracterí­sticos da comunicação organizacional centrada no seu papel mercadológico.

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Publicado

2018-12-05

Cómo citar

PINTO, R. . O "politicamente correto" na produção da comunicação organizacional: uma perspectiva interacionista sociodiscursiva. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 67–81, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/758. Acesso em: 5 oct. 2024.