Práticas escolares em debate: o trabalho com textos na fase inicial da escolarização

Auteurs

  • Rose Maria Leite de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Daiane Aparecida Cavalcante Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Sâmea Damásio da Mota Silva Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Mots-clés :

Práticas textuais, Ensino, Séries iniciais

Résumé

O texto, oral ou escrito, é uma legí­tima representação das atividades sociais humanas. Em seu processamento, um variado conjunto de conhecimentos, capacidades, usos e funções dão prova de que o sujeito aprendiz reflete sobre sua natureza desde muito cedo. Com base nos pressupostos de Marcuschi (1983), Koch e Elias (2009), Bronckart (1999), Schneuwly e Dolz (2004), Bakhtin (1992), Soares (2006), dentre outros, o presente artigo tem o objetivo de analisar e descrever as reflexões operadas no processo de produção textual, por aprendizes da lí­ngua materna, apontando para a necessidade de se explorar, na sala de aula, as noções de texto, de gênero e sua funcionalidade nas práticas lingüí­sticas cotidianas. Tal trabalho foi configurado a partir de uma investigação realizada com crianças do 2º ano do Ensino Fundamental que foram submetidas a diferentes tarefas de produção e análise de gêneros discursivos. Os resultados demonstraram que, para o domí­nio da lí­ngua materna, mesmo crianças em fase de alfabetização entendem o texto enquanto principal ferramenta responsável por efetivar as práticas de linguagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ANTUNES, I. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo : Parábola Editorial, 2006.

_______. Lí­ngua, texto e ensino : outra escola possí­vel. São Paulo : Parábola Editorial, 2009.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad.: Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1992.

BENVENISTE, E. Da subjetividade na linguagem. Problemas de Linguí­stica Geral I. 3. ed. São Paulo: Pontes, 1991.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: lí­ngua portuguesa/ Ministério da Educação. 3ª ed. Brasí­lia: A Secretaria, 2001.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: lí­ngua portuguesa/ Ministério da Educação. 3ª ed. Brasí­lia: A Secretaria, 2001.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: EDUC, 1999.

COSTA VAL, M. G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

COUTINHO, M. A. Organizadores textuais: entre lí­ngua, discurso e gênero. In: OLIVEIRA, F. & DUARTE, I. M. (Orgs.) Da lí­ngua e do discurso. Porto: Campo das Letras, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários í prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).

GERALDI, W. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

KOCH, I. G. V & MARCUSCHI, L.A. Processos de referenciação na produção discursiva. D.E.L.T.A. 14 (número especial), 1998.

KOCH, I.G.V. & ELIA, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

KOCH, I.G.V. & TRAVAGLIA, L.C. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1989.

KOCH, I. G. V. O texto e a construção de sentidos. São Paulo: Contexto, 1997.

LAJOLO, M. O texto não é pretexto. In: ZILBERMAN, R. (Org). Leitura em crise na escola: As alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.

MARCUSCHI, L. A. Linguí­stica de texto: o que é e como se faz. Recife, Universidade Federal de Pernambuco, 1983.

_______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

SCHNEULWLY, B. & DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Roxane Rojo e Glaí­s Cordeiro – Campinas, São Paulo: Mercado de letras, 2004.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2006.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. 6ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Téléchargements

Publiée

2012-12-05

Comment citer

OLIVEIRA, R. M. L. de .; CAVALCANTE, D. A. .; SILVA, S. D. da M. . Práticas escolares em debate: o trabalho com textos na fase inicial da escolarização. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 6–26, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1200. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores