Práticas escolares em debate: o trabalho com textos na fase inicial da escolarização
Mots-clés :
Práticas textuais, Ensino, Séries iniciaisRésumé
O texto, oral ou escrito, é uma legítima representação das atividades sociais humanas. Em seu processamento, um variado conjunto de conhecimentos, capacidades, usos e funções dão prova de que o sujeito aprendiz reflete sobre sua natureza desde muito cedo. Com base nos pressupostos de Marcuschi (1983), Koch e Elias (2009), Bronckart (1999), Schneuwly e Dolz (2004), Bakhtin (1992), Soares (2006), dentre outros, o presente artigo tem o objetivo de analisar e descrever as reflexões operadas no processo de produção textual, por aprendizes da língua materna, apontando para a necessidade de se explorar, na sala de aula, as noções de texto, de gênero e sua funcionalidade nas práticas lingüísticas cotidianas. Tal trabalho foi configurado a partir de uma investigação realizada com crianças do 2º ano do Ensino Fundamental que foram submetidas a diferentes tarefas de produção e análise de gêneros discursivos. Os resultados demonstraram que, para o domínio da língua materna, mesmo crianças em fase de alfabetização entendem o texto enquanto principal ferramenta responsável por efetivar as práticas de linguagem.
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