Ethos e antiethos do professor do Ensino Básico

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DOI :

https://doi.org/10.22297/2316-17952023v12e02316

Mots-clés :

Ethos, Antiethos, Professor do Ensino Básico

Résumé

Este artigo analisa a construção do ethos e antiethos discursivos do profissional docente, mais especificamente focaliza a maneira pela qual os discursos sobre “ser professor” produzem sentidos para a construção ou desconstrução identitária docente, em particular, de professores do ensino básico brasileiro. A construção do corpus de análise orientou-se em reunir textos, tomados como discurso, que enunciam sobre a profissão docente, discursos dos quais emergem um ethos e antiethos do professor brasileiro. Como aparato teórico-metodológico interdisciplinar, fundamenta-se nas discussões advindas da Linguística e da Educação sobre identidade e formação de professores; também mobiliza o conceito de ethos e antiethos desenhados pela Análise do Discurso de linha francesa. Os resultados revelam que nos discursos analisados a construção do ethos do professor de educação, quando aparece desvinculada do processo educacional, ou seja, em discursos em circulação na mídia, engendra um antiethos, construindo tensões relevantes entre discursos midiáticos e discursos vinculados no interior do processo educacional, evidenciando-se, assim, o que chamamos de (des)construção identitária.

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Anderson Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutor, mestre e especialista em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP, com estágio sanduíche pela Universidade do Minho - UMinho-ILCH, Portugal, com bolsa CAPES/PDSE. Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo, Unifesp, e Licenciado em Letras Português-Literatura pela Universidade Guarulhos, UNG. Professor de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Básico nas redes particular e públicas de São Paulo, de 2004 a 2019. 

Izilda Maria Nardocci, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Pós-doutorado, doutorado e mestrado em língua portuguesa pela PUC-SP; Especialização em tecnologias aplicadas à educação pela PUC/SP; Letras pela Faculdade de Educação São Luís- Jaboticabal/SP e Pedagogia pela Faculdade de Educação "Antonio Augusto Reis Neves" - Barretos/SP. Professora do departamento de português da PUC-SP e professora convidada da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo para atuar na gestão e planejamento pedagógico de cursos on-line a distância.

Camila Martins Pereira, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Mestra em Letras pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - Campus Guarulhos, na linha de pesquisa de Estudos Linguísticos. Graduada em Letras, nas habilitações de Língua Portuguesa e Espanhol, pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialista em Linguística e Ensino de Línguas pela Universidade Estácio de Ribeirão Preto. Atualmente, atua como professora de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental - Anos finais na rede Municipal de São José dos Campos (SP).

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Publiée

2023-07-28

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FERREIRA, A.; NARDOCCI, I. M.; PEREIRA, C. M. Ethos e antiethos do professor do Ensino Básico. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 12, p. e02316, 2023. DOI: 10.22297/2316-17952023v12e02316. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5109. Acesso em: 21 nov. 2024.