Indulto presidencial: uma análise das operações da ideologia presentes em um pronunciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro
DOI :
https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02405Mots-clés :
Discurso. Ideologia. Indulto presidencial.Résumé
Este trabalho tem por objetivo analisar operações ideológicas em um pronunciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro acerca do indulto concedido ao ex-deputado Daniel Silveira. A análise toma como referência o conceito de discurso em Fairclough (2001), o de hegemonia em Gramsci (2001) e o de ideologia em Thompson (2011), esse último concebido enquanto forma de compreender a constituição e sustentação de relações de poder em práticas discursivas. Tomando a questão do discurso em Fairclough (2001), em sua articulação com a proposta metodológica de Thompson (2011) para o estudo das formas simbólicas, analisamos as operações ideológicas presentes em cinco excertos extraídos do pronunciamento do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, na cerimônia da 27º Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, acerca do indulto (perdão da pena judicial) concedido ao ex-deputado Daniel Silveira. A análise do pronunciamento do ex-presidente revelou o uso de estratégias simbólicas cujos efeitos, ao camuflar relações de dominação no atual contexto sociopolítico e forjar legitimação para uma ação que não encontra amparo em sua formulação jurídica, implicam um esforço discursivo de manutenção da hegemonia da extrema direita no Brasil em um perigoso tensionamento.
Téléchargements
Références
BRASIL. Discurso do Presidente da República, Jair Bolsonaro, na Cerimônia da 27º Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. Disponível em: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/presidencia/ex-presidentes/bolsonaro/discursos/discurso-do-presidente-da-republica-jair-bolsonaro-na-cerimonia-da-27o-agrishow-feira-internacional-de-tecnologia-agricola-em-acao. Acesso em: 23 jul. 2023.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Decreto de 21 de abril de 2022. https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=603&pagina=1&data=21 /04/2022&totalArquivos=1. Brasília - DF, quinta-feira, 21 de abril de 2022
CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking Critical Discourse Analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.
EAGLETON, T. Ideologia: uma introdução. São Paulo: Boitempo, 1997.
FAIRCLOUGH, N. Language and power. Londres: Longman, 1989.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Coordenação, tradução, revisão técnica e prefácio de Isabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
¬FERNANDES, A. C. Análise de discurso crítica: para leitura de textos da contemporaneidade. Curitiba: Intersaberes, 2014.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. v. 2. 2. ed. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
NASCIMENTO, C. F. S. do; GABRIEL, G. A.; SOUZA JÚNIOR, H. F. de; MACIEL, I. C. da S. Poder. In: IRINEU, L. M. et al. (org.). Análise de Discurso Crítica: conceitos-chave. Campinas-SP: Pontes, 2020. p. 45-63.
RESENDE, V. de M.; RAMALHO, V. Análise de discurso crítica. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2016.
ROCHA, J. C. de C. Bolsonarismo: da guerra cultural ao terrorismo doméstico: retórica do ódio e dissonância cognitiva coletiva. Belo Horizonte: Autêntica, 2023.
SOUZA, J. A radiografia do golpe: entenda como e por que você foi enganado. Rio de Janeiro: Leya, 2016.
THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 9. ed. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2011.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Diálogo das Letras 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.