O letramento multimodal na escola: estabelecendo uma relação entre o eu e a sociedade

Autores

  • Briane Schmitt
  • Gabriel da Silva Ribas
  • Ernani Cesar Freitas

Palavras-chave:

Gêneros do discurso, Multimodalidade, Práticas sociais

Resumo

Esta pesquisa aborda a questão do letramento multimodal e os movimentos de interpretação necessários para a leitura de textos multimodais. Este trabalho justifica-se à medida que, compreendendo a multimodalidade como um processo inerente í s nossas experiências comunicativas, torna-se necessário o estudo das práticas de ensino de letramento multimodal. O principal objetivo desta pesquisa é analisar o movimento de leitura necessário para a compreensão de textos multimodais, tendo em vista o viés pedagógico da leitura desses textos. O estudo tem como pressupostos teóricos as noções sobre gêneros do discurso defendidas por Mikhail Bakhtin (2003), Fiorin (2008) e Marcuschi (2008), além das contribuições teóricas de Lemke (2010), Kress e Van Leeuwen (2001) e Rojo (2015). O corpus define-se a partir de um texto do gênero infográfico sobre as melhores escolas do Brasil, que foi publicado em agosto de 2014 na Revista Mundo Estranho. A pesquisa é do tipo exploratório quanto aos objetivos, uma vez que procura estabelecer hipóteses sobre como se desenvolvem os movimentos de leitura necessários, no caso da leitura multimodal, e sua análise é qualitativa, já que busca a compreensão do processo de leitura multimodal e de suas possí­veis abordagens em práticas pedagógicas. A principal constatação neste trabalho é de que o letramento multimodal ainda é um desafio no âmbito do processo de leitura e compreensão textual, e cada vez mais torna-se necessário o estudo dos processos pedagógicos desses textos multimodais e as relações estabelecidas ou não com as práticas multimodais, bem como as práticas sociais a elas impreterivelmente conectadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRANDíO, H. H. N. Gêneros do discurso: unidade e diversidade. Revista Polifonia. Cuiabá, v. 8, n. 8, p. 1-18. 2004.

FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: ítica, 2008.

FREITAS, E. C. O processo de leitura: uma atividade enunciativo-discursiva. In: ______. (Org.). Das práticas do ler e escrever. Porto Alegre: Cirkula, 2014. p. 313-331.

KRESS, G. VAN LEEUWEN, T. The modes and media of contemporary communication. Londres: Hodder Education, 2001.

LEMKE, J. L. Letramento metamidiático: transformando significados e mí­dias. Trabalho de Linguí­stica Aplicada. Campinas, v. 49, n. 2, p. 455-479, jul./dez. 2010.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

RAFFO, S. C. Cartas do leitor sobre reportagens de capa: caracterí­sticas de função e de forma. 2009. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2009.

ROJO, R. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. In: ROJO, R. (Org.). Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013, p. 16-64.

Downloads

Publicado

2018-04-10

Como Citar

SCHMITT, B.; RIBAS, G. da S. .; FREITAS, E. C. . O letramento multimodal na escola: estabelecendo uma relação entre o eu e a sociedade. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 96–102, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/569. Acesso em: 5 out. 2024.