O letramento multimodal na escola: estabelecendo uma relação entre o eu e a sociedade
Mots-clés :
Gêneros do discurso, Multimodalidade, Práticas sociaisRésumé
Esta pesquisa aborda a questão do letramento multimodal e os movimentos de interpretação necessários para a leitura de textos multimodais. Este trabalho justifica-se à medida que, compreendendo a multimodalidade como um processo inerente í s nossas experiências comunicativas, torna-se necessário o estudo das práticas de ensino de letramento multimodal. O principal objetivo desta pesquisa é analisar o movimento de leitura necessário para a compreensão de textos multimodais, tendo em vista o viés pedagógico da leitura desses textos. O estudo tem como pressupostos teóricos as noções sobre gêneros do discurso defendidas por Mikhail Bakhtin (2003), Fiorin (2008) e Marcuschi (2008), além das contribuições teóricas de Lemke (2010), Kress e Van Leeuwen (2001) e Rojo (2015). O corpus define-se a partir de um texto do gênero infográfico sobre as melhores escolas do Brasil, que foi publicado em agosto de 2014 na Revista Mundo Estranho. A pesquisa é do tipo exploratório quanto aos objetivos, uma vez que procura estabelecer hipóteses sobre como se desenvolvem os movimentos de leitura necessários, no caso da leitura multimodal, e sua análise é qualitativa, já que busca a compreensão do processo de leitura multimodal e de suas possíveis abordagens em práticas pedagógicas. A principal constatação neste trabalho é de que o letramento multimodal ainda é um desafio no âmbito do processo de leitura e compreensão textual, e cada vez mais torna-se necessário o estudo dos processos pedagógicos desses textos multimodais e as relações estabelecidas ou não com as práticas multimodais, bem como as práticas sociais a elas impreterivelmente conectadas.
Téléchargements
Références
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRANDíO, H. H. N. Gêneros do discurso: unidade e diversidade. Revista Polifonia. Cuiabá, v. 8, n. 8, p. 1-18. 2004.
FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: ítica, 2008.
FREITAS, E. C. O processo de leitura: uma atividade enunciativo-discursiva. In: ______. (Org.). Das práticas do ler e escrever. Porto Alegre: Cirkula, 2014. p. 313-331.
KRESS, G. VAN LEEUWEN, T. The modes and media of contemporary communication. Londres: Hodder Education, 2001.
LEMKE, J. L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trabalho de Linguística Aplicada. Campinas, v. 49, n. 2, p. 455-479, jul./dez. 2010.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
RAFFO, S. C. Cartas do leitor sobre reportagens de capa: características de função e de forma. 2009. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2009.
ROJO, R. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. In: ROJO, R. (Org.). Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013, p. 16-64.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.