ENSINO DE GEOGRAFIA PARA CIDADANIA:
REFLEXÕES A PARTIR DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.59776/2526-3889.2023.4784Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Cidadania, Ensino Fundamental, Oficina PedagógicaResumo
Este trabalho teve como objetivo central analisar como o ensino de Geografia pode contribuir para o desenvolvimento da cidadania dos alunos nos anos finais do Ensino Fundamental. Para atingirmos este objetivo, buscamos refletir sobre o conceito de cidadania e sua vinculação com o ensino, a partir das teorias vigentes e de documentos normativos; compreender a importância do ensino de Geografia na construção da cidadania e problematizar o conceito de cidadania no ensino de Geografia, a partir da pesquisa empírica com alunos de três turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de tempo integral, no município de Alto do Rodrigues-RN. Durante a pesquisa empírica, desenvolvemos uma oficina pedagógica com os estudantes a fim de trabalharmos com o conceito de cidadania. Dessa maneira, os estudantes foram levados a refletir sobre esse conceito e como eles poderiam contribuir de forma mais ativa na resolução de problemas encontrados nos seus territórios. Os resultados da pesquisa nos levam a considerar a importância do ensino da Geografia para a problematização da temática em tela, como também a necessidade de fortalecer, não só na teoria, mas na prática cotidiana, o exercício da cidadania.