Uma abordagem dialógica da construção de sentidos em um enunciado do facebook: um olhar sobre estratégias de retomada do discurso do outro

Autores

  • Joserlândio da Costa Silva Farias Brito (PMFB/CE)
  • Francisco de Freitas Leite Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Patrí­cia Gomes de Mello Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB)

Palavras-chave:

Dialogismo, Responsividade, Internet

Resumo

Este artigo objetiva investigar o processo de construção de sentidos em um enunciado (uma postagem) que circulou no facebook, no ano de 2016, sobre a morte de uma jovem médica ví­tima de um assalto na cidade do Rio de Janeiro. A abordagem teórica é fundamentada na perspectiva dialógica do Cí­rculo de Bakhtin, principalmente em Bakhtin (2015, 2011) e Bakhtin/Volochí­nov (2012). A metodologia de análise adotada consiste na investigação dos mecanismos de instauração de construção do sentido do enunciado concreto a partir da relação responsiva do dizer do eu com o dizer do outro, em uma situação real de uso da lí­ngua, a partir da concepção de formas do discurso linear e pictórico contida em Marxismo e filosofia da linguagem. Na conclusão, é enfatizada a necessidade, em termos bakhtinianos, de serem consideradas estratégias de textualização e de relações dialógicas mobilizadas, que muitas vezes são baseadas em posições ideológicas e pontos de vista axiológicos conflitantes dos sujeitos envolvidos no processo de construção de sentidos dos enunciados para compreensão dos seus dizeres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011, p. 261-306.

______. Teoria do romance I: A estilí­stica. Tradução, prefácio, notas e glossário de Paulo Bezerra; organização da edição russa de Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: Editora 34, 2015.

BAKHTIN, M. M. (VOLOCHÍNOV, V. N.). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Vieira 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2012.

BUBNOVA, T. Voz, sentido e diálogo em Bakhtin. Versão para o português: Roberto Leiser Baronas e Fernanda Tonelli. Bakhtiniana, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 268-280, ago./dez. 2011.

FARACO, C. A. Linguagem & diálogo: as ideias linguí­sticas do Cí­rculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

G1 RIO DE JANEIRO. Médica é morta durante tentativa de assalto na Linha Vermelha. Disponí­vel em: . Acesso em: 12 jul. 2016.

MARTELETO, R. M. Análise de redes sociais – aplicação nos estudos de transferência da informação. Ci. Inf., Brasí­lia, v. 30, n. 1, p. 71-81, jan./abr. 2001.

PINHEIRO, M. L. P. Discursos: marcas de dialogismo e alteridade em sujeitos autores no facebook – faces de identidade. 2013. 140 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Fundação Universidade Federal de Rondônia/UNIR, Porto Velho, 2013.

PONZIO, A. A revolução bakhtiniana: o pensamento de Bakhtin e a ideologia contemporânea. Coordenação de tradução Valdemir Miotello. 2. ed.São Paulo: Contexto, 2012.

SILVA, F. V.; SILVEIRA, E. L.; MELLO, P. G. Entre sintomas, suspeitas e confissões: um olhar sobre o sujeito viciado em internet nos discursos da mí­dia. Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli, Crato, v. 5, n. 2, p. 01-12, jul./dez. 2016.

SILVA, J. C. et al. Uma visão crí­tica sobre o papel do sujeito nas correntes discursivas e enunciativas da linguí­stica dos séculos XX e XXI. Miguilim – Revista Eletrônica do Netlli, Crato, v. 5, n. 2, p. 47-56, mai./ago. 2016.

Downloads

Publicado

2017-12-05

Como Citar

SILVA, J. da C. .; LEITE, F. de F. .; MELLO, P. G. de . Uma abordagem dialógica da construção de sentidos em um enunciado do facebook: um olhar sobre estratégias de retomada do discurso do outro. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 6, n. 02, p. 45–60, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1015. Acesso em: 27 dez. 2024.