O texto literário em turmas muticicladas de educação infantil e primeiro ciclo: uma reflexão teórico-metodológica

Autores

  • Isabelly Cristiany Chaves Lima Universidade Estadual da Paraí­ba (UEPB)
  • Marjorie Lopes Guimarães Loureiro Diniz Universidade Estadual da Paraí­ba (UEPB)

Palavras-chave:

Letramento literário, Turmas multicicladas de Educação Infantil e Primeiro Ciclo, Sequências didáticas

Resumo

O trabalho com a leitura e a escrita de textos não consiste em uma tarefa fácil de ser executada. A dificuldade se acentua ao voltarmos para turmas multicicladas. Partindo dessas premissas, objetivamos, inicialmente, fazer uma ponderação teórica – tomando como base algumas diretrizes apontadas pelo Programa Escola Ativa – e, em seguida, realizaremos uma reflexão metodológica. Nessa segunda parte, elucidaremos com a proposta de uma sequência didática que traz em seu cerne a discussão de uma metodologia que prima o letramento literário. Para isso, utilizaremos como suporte a leitura da obra literária infanto-juvenil "Rolim", de Ziraldo, presente na coleção "Corpim", possí­vel de ser aplicada em uma turma multiciclada de Educação Infantil e Primeiro Ciclo e até em turmas regulares. Tudo isso será viável, pois a obra em pauta traz o corpo não apenas como representação, mas como apresentação do ser e de suas subjetividades, através de uma relação de leitura verbal e não verbal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASTANHEIRA, M. L; MACIEL, F. I. P; MARTINS, R. M. F. (org.). Alfabetização e letramento na sala de aula. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora: Ceale, 2009.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2006.

FERREIRO, E; TEBEROSKY, A. Psicogênese da lí­ngua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

IVIC, Ivan. COELHO, E. P. (org.). Lev Semionovich Vygotsky. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

MARCUSCHI, A. L. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MOGOLLLÓN, O; LEVINGER, B; COLBERY, V. Escola Ativa. Brasí­lia: Fudescola/MEC, 2004.

PINTO, A. Z. Coleção Corpim. Rolim. s.l. Editora melhoramentos, 1983.

REINALDO, M. A. G. M. Teorias de escrita: implicações para o ensino-aprendizagem de produção de textos. s.d. /s.n. 2002.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. 26ª Reunião anual da ANPEd. GT. Alfabetização, Leitura e Escrita. Minas Gerais, 2003.

TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

Downloads

Publicado

2012-12-05

Como Citar

LIMA, I. C. C. .; DINIZ, M. L. G. L. . O texto literário em turmas muticicladas de educação infantil e primeiro ciclo: uma reflexão teórico-metodológica. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 27–41, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1202. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores