O texto literário em turmas muticicladas de educação infantil e primeiro ciclo: uma reflexão teórico-metodológica
Keywords:
Letramento literário, Turmas multicicladas de Educação Infantil e Primeiro Ciclo, Sequências didáticasAbstract
O trabalho com a leitura e a escrita de textos não consiste em uma tarefa fácil de ser executada. A dificuldade se acentua ao voltarmos para turmas multicicladas. Partindo dessas premissas, objetivamos, inicialmente, fazer uma ponderação teórica – tomando como base algumas diretrizes apontadas pelo Programa Escola Ativa – e, em seguida, realizaremos uma reflexão metodológica. Nessa segunda parte, elucidaremos com a proposta de uma sequência didática que traz em seu cerne a discussão de uma metodologia que prima o letramento literário. Para isso, utilizaremos como suporte a leitura da obra literária infanto-juvenil "Rolim", de Ziraldo, presente na coleção "Corpim", possível de ser aplicada em uma turma multiciclada de Educação Infantil e Primeiro Ciclo e até em turmas regulares. Tudo isso será viável, pois a obra em pauta traz o corpo não apenas como representação, mas como apresentação do ser e de suas subjetividades, através de uma relação de leitura verbal e não verbal.
Downloads
References
CASTANHEIRA, M. L; MACIEL, F. I. P; MARTINS, R. M. F. (org.). Alfabetização e letramento na sala de aula. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora: Ceale, 2009.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2006.
FERREIRO, E; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
IVIC, Ivan. COELHO, E. P. (org.). Lev Semionovich Vygotsky. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
MARCUSCHI, A. L. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MOGOLLLÓN, O; LEVINGER, B; COLBERY, V. Escola Ativa. Brasília: Fudescola/MEC, 2004.
PINTO, A. Z. Coleção Corpim. Rolim. s.l. Editora melhoramentos, 1983.
REINALDO, M. A. G. M. Teorias de escrita: implicações para o ensino-aprendizagem de produção de textos. s.d. /s.n. 2002.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. 26ª Reunião anual da ANPEd. GT. Alfabetização, Leitura e Escrita. Minas Gerais, 2003.
TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.