A produção do texto narrativo í s margens do rio Guamá
Palavras-chave:
Cultura, Enunciado concreto, Narrativa escolarResumo
Neste artigo, tomamos por base conceitos advindos da teoria bakthiniana, 2017 [1970-71], 2015 [1930-36], 1996 [1965]; Pavel N. Medviédev, 2012 [1928]; Valentin Volóchinov, 2017 [1929], a fim de compreender a linguagem em seu caráter indissociável com a vida social. Para exemplificar essa forma escrita, apresentamos textos verbo-visuais narrativos, recolhidos da produção de estudantes de uma escola pública de Belém do Pará. O objetivo é analisar o modo de organização narrativa dos alunos do 6° ano do ensino fundamental, em torno do tema trajeto casa/escola. O resultado obtido frente à proposta didática retoma as tensões entre a cultura ribeirinha e a cultura eurocêntrica. Ao contar suas histórias reais, os alunos-autores desempenham um papel de testemunhas da vida na várzea, e o rio Guamá adquire um papel central em suas vidas, por ser o único acesso que lhes permite estabelecer um elo entre duas diferentes realidades. Alguns aspectos da materialidade semiótica ajudam a compor o texto narrativo, trazendo numa dupla tensão entre a cultura popular e a escolar, o confronto entre várzea e cidade. A solução criativa dos estudantes para o texto é usar ora o desenho colorido ora em preto e branco. De comunidades nos vários igarapés e ilhas, os jovens autores estão interligados pela singularidade dos percursos que trilham para chegar e sair da escola.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Trad. Yara Frateschi Vieira. 3. ed. São Paulo: Hucitec; Brasília, Editora da Universidade de Brasília, 1996.
_____. O discurso no romance. In: ____. Teoria do romance I: a estilística. Trad., prefácio, notas e glossário de Paulo Bezerra. Org. da edição russa de Sergei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: editora 34, 2015, p. 17-241.
_____. Fragmentos dos anos 1970-1971. In: ____. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Org. Trad, posfácio e notas Paulo Bezerra. Notas da edição russa S. Botcharov. São Paulo: 34, 2017, p. 21-56.
BRAIT, B. O texto nas reflexões de Bakhtin e do Círculo. In: BATISTA, R. O. (org.). O texto e seus conceitos. São Paulo: Parábola, 2016, p. 13-30.
_______. Tramas verbo-visuais da linguagem. In: _____. Literatura e outras linguagens. São Paulo: Contexto, 2010, p. 193-228.
BRASIL. IBGE. Pesquisa do estado do Pará, local Belém. Indicadores selecionados. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/belem/panorama. Acesso em 01/09/2018.
CAROLL, L. In: Aventuras de Alice no país das maravilhas e Através do espelho e o que Alice encontrou por lá. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
DERGAN, M. B. História, memória e natureza: as comunidades da ilha do Combu-Belém-PA. 2006. 174f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Pará, Belém, PA, 2006.
FARACO, C. A. História sociopolítica da língua portuguesa. São Paulo: Parábola, 2016.
HOUAISS, A; VILLAR, M.S. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009, p. 1136.
MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Trad. Sheila Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2012 [1928].
MORSON, G. S.; EMERSON, C. Mikhail Bakhtin: criação de uma prosaística. Trad. Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Edusp, 2008 [1990].
OYAMA, A. et al. Sistema de produção do açaí. Embrapa Amazônia Oriental. Belém: Embrapa, 2005.
SIMONIAN, L. T.L (org.). Belém do Pará: história, cultura e sociedade. Belém: Editora do NAEA, 2010.
VOLÓCHINOV, V. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad., notas e glossário Sheila Grillo; Ekaterina Vólkona Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: 34, 2017.
VOLOCHíNOV, V.N. A palavra na vida e a palavra na poesia: introdução ao problema a poética sociológica. In: _____. A construção da enunciação e outros ensaios. Org., Trad e notas João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013, p. 71-100.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.