Argumentação e persuasão na obra de autoajuda por que os homens se casam com as mulheres poderosas?

Authors

  • Allana Mátar de Figueiredo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Tânia Maria de Oliveira Gomes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Keywords:

argumentação, feminino, emoção

Abstract

Neste trabalho, pretende-se efetuar uma breve análise argumentativa de alguns trechos da obra de autoajuda feminina Por que os homens se casam com as mulheres poderosas? Um guia para solteiras ou casadas deixarem os homens a seus pés (ARGOV, 2010). Filiando a argumentação a uma problemática retórico-discursiva da influência, conforme algumas propostas de Charaudeau (2008), e utilizando contribuições da Lógica Natural de Grize (2004) e Vignaux (1988, 2004), procuramos identificar as variadas estratégias do projeto argumentativo da autora. Esta, por meio da voz de uma enunciadora, parece ter o intuito de convencer sua destinatária a adotar os comportamentos e falas prescritos na obra, para que, finalmente, a leitora atinja o pretenso sucesso em suas relações afetivas. Dentre as estratégias analisadas, pretende-se mostrar que Argov se serve da construção de imagens estereotipadas e homogeneizadoras da figura feminina,
utilizando, para tal, determinadas representações e esquematizações sustentadas em escolhas linguí­sticas. Tais imagens associam as mulheres à passionalidade extrema, ao descontrole emocional, e se opõem à racionalidade e ao equilí­brio, caracterí­sticas atreladas à figura masculina segundo o ponto de vista perceptí­vel na obra, o que acaba por reforçar uma histórica dicotomia emoção versus razão, em detrimento do primeiro componente.

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References

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Published

2013-03-13

How to Cite

FIGUEIREDO, A. M. de .; GOMES, T. M. de O. Argumentação e persuasão na obra de autoajuda por que os homens se casam com as mulheres poderosas?. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 242–262, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1208. Acesso em: 4 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos de Alunos de Pós-Graduação e Pesquisadores