Engenharia didática: abordagens praxeológicas na elaboração de sequências didáticas sobre atividades de linguagem

Authors

  • Luiz Antônio Ribeiro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)
  • Cláudia Mara de Sousa Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)
  • Aurélio Takao Vieira Kubo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)

Keywords:

Interacionismo Sociodiscursivo, Engenharia didática, Sequências didáticas, Gêneros textuais

Abstract

Este artigo resultou das reflexões ocorridas em uma disciplina ofertada em um curso de pós-graduação stricto sensu, cuja proposta era apresentar e analisar os pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo - ISD e sua aplicação prática em salas de aula da educação básica. Seu objeto de investigação foi a elaboração de sequências didáticas com foco em atividades de linguagem, por meio de metodologias que integrem pesquisa, desenvolvimento, teste e avaliação, especificamente com a abordagem praxeológica da Engenharia Didática. O objetivo geral consistiu em analisar sequências produzidas por alunos-docentes a partir de um gênero textual especí­fico, confrontando-as e estimando os resultados auferidos, de modo a validar ou não a aplicabilidade das mesmas enquanto dispositivos de ensino. A orientação metodológica adotada foi a da pesquisa-ação. Os resultados sinalizaram progressivo avanço no grau de conhecimento dos estudos sociointeracionistas e sua aplicação na construção de sequências didáticas. Os estudos estimulam a investigação e o uso do arcabouço teórico-metodológico da Engenharia Didática para a concepção e validação empí­rica de sequências de ensino na área de linguagem.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALMEIDA, G. P. Transposição didática: por onde começar? São Paulo: Cortez, 2011.

ARTIGUE, M. Ingénierie didactique: quel rôle dans la recherche didactique aujourd"™hui? Les dossiers des Sciences de l"™Education, nº 8, 2002, p. 59-72.

ARTIGUE, M. Engenharia Didática. In: BRUN, J. (Org.) Didáticas das Matemáticas. Tradução: Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. p. 193-217.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRAIT, B.; PISTORI, M. H. C. A produtividade do conceito de gênero em Bakhtin e o Cí­rculo. Revista Alfa, São Paulo, n. 56 (2), p. 371-401, 2012. Disponí­vel em: http://www.scielo.br/pdf/alfa/v56n2/02. Acesso em: 20 mai. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (versão final). Brasí­lia, MEC, 2017.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasí­lia, MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais (Ensino Médio): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasí­lia, MEC/SEF, 2000.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: Educ, 1999.

DOLZ, J. As atividades e os exercí­cios de lí­ngua: uma reflexão sobre a engenharia didática. DELTA [online], São Paulo, v. 32, n. 1, p. 237-260, 2016.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita. Elementos para reflexões sobre uma experiência suí­ça (francófona). In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas (SP): Mercado de Letras, 2004, p. 41-70.

HOFFMANN, J. Avaliação: mito & desafio, uma perspectiva construtivista. 24. ed. Porto Alegre: Ed. Mediação, 1998.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: ANPED, n. 11, p. 4-17, mai/jun/jul/ago, 1999.

VIGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

Published

2019-12-20

How to Cite

RIBEIRO, L. A. .; SOUSA, C. M. de; KUBO, A. T. V. . Engenharia didática: abordagens praxeológicas na elaboração de sequências didáticas sobre atividades de linguagem. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 80–99, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/522. Acesso em: 24 nov. 2024.