Engenharia didática: abordagens praxeológicas na elaboração de sequências didáticas sobre atividades de linguagem

Auteurs

  • Luiz Antônio Ribeiro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)
  • Cláudia Mara de Sousa Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)
  • Aurélio Takao Vieira Kubo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)

Mots-clés :

Interacionismo Sociodiscursivo, Engenharia didática, Sequências didáticas, Gêneros textuais

Résumé

Este artigo resultou das reflexões ocorridas em uma disciplina ofertada em um curso de pós-graduação stricto sensu, cuja proposta era apresentar e analisar os pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo - ISD e sua aplicação prática em salas de aula da educação básica. Seu objeto de investigação foi a elaboração de sequências didáticas com foco em atividades de linguagem, por meio de metodologias que integrem pesquisa, desenvolvimento, teste e avaliação, especificamente com a abordagem praxeológica da Engenharia Didática. O objetivo geral consistiu em analisar sequências produzidas por alunos-docentes a partir de um gênero textual especí­fico, confrontando-as e estimando os resultados auferidos, de modo a validar ou não a aplicabilidade das mesmas enquanto dispositivos de ensino. A orientação metodológica adotada foi a da pesquisa-ação. Os resultados sinalizaram progressivo avanço no grau de conhecimento dos estudos sociointeracionistas e sua aplicação na construção de sequências didáticas. Os estudos estimulam a investigação e o uso do arcabouço teórico-metodológico da Engenharia Didática para a concepção e validação empí­rica de sequências de ensino na área de linguagem.

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Publiée

2019-12-20

Comment citer

RIBEIRO, L. A. .; SOUSA, C. M. de; KUBO, A. T. V. . Engenharia didática: abordagens praxeológicas na elaboração de sequências didáticas sobre atividades de linguagem. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 80–99, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/522. Acesso em: 20 sept. 2024.