Engenharia didática: abordagens praxeológicas na elaboração de sequências didáticas sobre atividades de linguagem
Mots-clés :
Interacionismo Sociodiscursivo, Engenharia didática, Sequências didáticas, Gêneros textuaisRésumé
Este artigo resultou das reflexões ocorridas em uma disciplina ofertada em um curso de pós-graduação stricto sensu, cuja proposta era apresentar e analisar os pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo - ISD e sua aplicação prática em salas de aula da educação básica. Seu objeto de investigação foi a elaboração de sequências didáticas com foco em atividades de linguagem, por meio de metodologias que integrem pesquisa, desenvolvimento, teste e avaliação, especificamente com a abordagem praxeológica da Engenharia Didática. O objetivo geral consistiu em analisar sequências produzidas por alunos-docentes a partir de um gênero textual específico, confrontando-as e estimando os resultados auferidos, de modo a validar ou não a aplicabilidade das mesmas enquanto dispositivos de ensino. A orientação metodológica adotada foi a da pesquisa-ação. Os resultados sinalizaram progressivo avanço no grau de conhecimento dos estudos sociointeracionistas e sua aplicação na construção de sequências didáticas. Os estudos estimulam a investigação e o uso do arcabouço teórico-metodológico da Engenharia Didática para a concepção e validação empírica de sequências de ensino na área de linguagem.
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