O processo de leitura mediado por gêneros: um olhar sobre a transposição didática em livros didáticos

Autores/as

  • Alvaro Monteiro Carvalho Arcanjo

Palabras clave:

Transposição didática, leitura, gêneros discursivos

Resumen

O ensino de Inglês como Lí­ngua Adicional (I/LA) no Brasil é visto, ainda, como um processo ineficiente em diversos contextos da educação regular. Segundo os PCN de Lí­ngua adicional (1998), tal fato se dá devido a diversos fatores que atrapalham o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da disciplina. Dentre esses fatores, destacamos a escolha do material didático como de grande importância, já que o mesmo é um gênero discursivo significativo para professores e alunos. Tendo em vista o foco na leitura, proposto pelos PCN, e no letramento crí­tico, proposto pelas OCEM (2006), é crescente o número de manuais que, segundo seus autores, trabalham a leitura em acordo com as orientações formuladas por tais documentos. Além disso, também procurando adequar-se aos atuais paradigmas de ensino de leitura, essas obras parecem ter convocado o conceito de gêneros de discurso/texto (ROJO, 2008) para potencializar o ensino de I/LE e tentar superar o problema da educação linguí­stica brasileira. Pensando nesse cenário, esse trabalho visa discutir o processo de transposição didática de gêneros em duas atividades de leitura do manual Prime (2009), observando de que forma essa transposição foi realizada e se tais atividades realmente promovem o engajamento social dos alunos em práticas reflexivas e crí­ticas.

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Publicado

2016-06-10

Cómo citar

ARCANJO, A. M. C. . O processo de leitura mediado por gêneros: um olhar sobre a transposição didática em livros didáticos. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 97–121, 2016. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1424. Acesso em: 20 sep. 2024.