O processo de leitura mediado por gêneros: um olhar sobre a transposição didática em livros didáticos
Mots-clés :
Transposição didática, leitura, gêneros discursivosRésumé
O ensino de Inglês como Língua Adicional (I/LA) no Brasil é visto, ainda, como um processo ineficiente em diversos contextos da educação regular. Segundo os PCN de Língua adicional (1998), tal fato se dá devido a diversos fatores que atrapalham o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da disciplina. Dentre esses fatores, destacamos a escolha do material didático como de grande importância, já que o mesmo é um gênero discursivo significativo para professores e alunos. Tendo em vista o foco na leitura, proposto pelos PCN, e no letramento crítico, proposto pelas OCEM (2006), é crescente o número de manuais que, segundo seus autores, trabalham a leitura em acordo com as orientações formuladas por tais documentos. Além disso, também procurando adequar-se aos atuais paradigmas de ensino de leitura, essas obras parecem ter convocado o conceito de gêneros de discurso/texto (ROJO, 2008) para potencializar o ensino de I/LE e tentar superar o problema da educação linguística brasileira. Pensando nesse cenário, esse trabalho visa discutir o processo de transposição didática de gêneros em duas atividades de leitura do manual Prime (2009), observando de que forma essa transposição foi realizada e se tais atividades realmente promovem o engajamento social dos alunos em práticas reflexivas e críticas.
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