Uma análise da matriz de referência e das provas do ENEM: multimodalidade em foco

Autores/as

  • Ana Elisa Ribeiro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Palabras clave:

ENEM, Matriz de Referência, Textos Multimodais

Resumen

Este trabalho apresenta uma breve análise da matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, e de sua realização nas provas de 2011 e 2015, também em comparação com a matriz do Sistema de Avaliação da Educação Básica, o SAEB. A pesquisa, de caráter documental, focaliza questões como concepções de texto, letramento digital e texto multimodal, esta última fundamentada em Gunther Kress & Van Leeuwen. Pode-se concluir da análise que tanto a matriz de referência quanto os itens de prova podem passar por aperfeiçoamentos que os tornem mais afinados í s práticas sociais atuais, especialmente quanto aos textos multimodais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BEAUGRANDE, R. de; DRESSLER, W. U. Introduction to text linguistics. Londres: Longman, 1981.

BEAUGRANDE, R. de. New foundations for a science of text and discourse: cognition, comunication, and the freedom of access do knowledge and society. Norwood: Ablex publishing corporation, 1997.

BOLTER, J. D; GRUSIN, R. Remediation. Understanding new media. USA: MIT Press, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira. O que é o SAEB? Sistema de Avaliação da Educação Básica, 2007. Disponí­vel em: <http://www.inep.gov.br/basica/SAEB/caracteristicas.htm>. Acessado em 7 jun. 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aní­sio Teixeira. Matriz de Referência para o ENEM 2009. Brasí­lia: INEP/MEC, 2009.

BRIGGS, A.; BURKE, P. Uma história social da mí­dia: de Gutenberg í Internet. Trad. Maria Carmelita Pádua Dias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

COSCARELLI, C. V. Entendendo a leitura. Revista de Estudos da Linguagem. Belo Horizonte, UFMG, v. 10, n. 1, p.7-27, jan./jun. 2002. Disponí­vel em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/EscrevendoFuturo/arquivos/1758/entendendo.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2016.

COSCARELLI, C. V. Inferência: Afinal o que é isso? Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2003. Disponí­vel em: <http://bbs.metalink.com.br/~lcoscarelli/publica.htm>. Acesso em: 10 out. 2016.

COSTA VAL, M. G. Redação e textualidade. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

DELL'ISOLA, R. L. P. Leitura: inferências e contexto sociocultural. Belo Horizonte: Formato, 2001.

DIONíSIO, M. de L. Educação e os estudos atuais sobre letramento. Perspectiva, Florianópolis, v. 25, n. 1, p. 209-224, jan./jun. 2007.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, Theo. Front Pages: (The Critical) Analysis of Newspaper Layout. In: BELL, A.; GARRETT, P. Approaches to Media Discourse. 6 Ed. Blackwell Publishing Ltd., [1998] 2005. Chapter 7, p.186-219.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse. The modes and media of contemporary communication. London: Hodder Arnold, 2001.

KRESS; G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images. The grammar of visual design. 2 ed. London: Routledge, 2006.

RIBEIRO, A. E. Leituras sobre hipertexto: trilhas para o pesquisador. In: Anais... do XI Simpósio Nacional de Letras e Lingüí­stica e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüí­stica, Uberlândia, nov. 2006. Disponí­vel em: <https://www.ufpe.br/nehte/artigos/Leituras%20sobre%20hipertexto.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2016.

RIBEIRO, A. E. Navegar lendo, ler navegando: aspectos do letramento digital e da leitura de jornais. 243f. Tese (Doutorado em Linguí­stica Aplicada). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, 2008. Disponí­vel em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/AIRR-7DDQ6S/ana_elisa_ribeiro_tese.pdf?sequence=1>. Acesso em: 10 dez. 2016.

RIBEIRO, A. E.; COSCARELLI, C. V. O que dizem as matrizes de habilidades sobre a leitura em ambientes digitais. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 03, p. 317-334, dez. 2010. Disponí­vel em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n3/v26n3a16.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2016.

RIBEIRO, A. E.; ROCHA, J.; COSCARELLI, C. V. Linguagem, tecnologia, gêneros textuais e ensino: Dez anos de diálogo com Luiz Antônio Marcuschi. Revista da Anpoll, v. 1, n. 29, p. 169-189, 2010. Disponí­vel em: <https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/177>. Acesso em: 10 out. 2016.

ROJO, R. H. R. et al. Gêneros de discurso nos LD de Lí­nguas: multiculturalismo, multimodalidade e letramentos. Anais do II SILID/I SIMAR – Anais"¦ do II Simpósio sobre Livro Didático de Lí­ngua Materna e Estrangeira e I Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos. Rio de Janeiro, RJ: PUC-RJ, 2008.

Publicado

2016-12-05

Cómo citar

RIBEIRO, A. E. . Uma análise da matriz de referência e das provas do ENEM: multimodalidade em foco. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 11–30, 2016. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1474. Acesso em: 24 nov. 2024.