O estatuto do texto nos documentos oficiais contemporâneos e sua utilização no ENEM
Palavras-chave:
Importância, Contextualização, ENEMResumo
A promulgação de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996 legitimou a importância do trabalho com textos no processo ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, visto que até então prevalecia a abordagem da gramática normativa e da história da literatura. Em 1998, com a divulgação dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, o referido processo foi fortalecido, visto que, segundo esse documento, a unidade básica da linguagem verbal é o texto, e o aluno deve ser considerado a partir dos textos que produz. Também em 1998, teve início o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que se estrutura na diretriz de contextualização, de forma que os itens das diferentes áreas do conhecimento são formulados a partir de textos. Em 2009, quando o ENEM foi reestruturado, a diretriz contextualização foi fortalecida, pois cada item passou a ser formulado a partir de um texto distinto. Diante da confirmação da importância do trabalho com textos, na consolidação do processo ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, o objetivo desta pesquisa é analisar os diferentes usos do texto na elaboração de itens do ENEM. Para esta pesquisa baseamo-nos nos postulados de Bakhtin (1992 - 2003) e Koch (2006), que discutem aspectos conceituais e estruturais do texto. Assim, para atendermos ao objetivo definido, realizamos levantamento de base qualitativa, com apoio quantitativo, que evidencia a importância do trabalho com textos para o desenvolvimento das competências e habilidades da Língua Portuguesa, componente curricular da área Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, no ENEM.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992. BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, Ministério da Educação, 1998.
_________ Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 4.024/61. Brasília: Ministério da Educação, 1961.
_________ Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 5.692/71. Brasília: Ministério da Educação, 1971.
________ Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96. Brasília: Ministério da Educação, 1996.
________Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1998.
_______ Portaria nº 109/2009: Exame Nacional do Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2009.
KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.
KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e Compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2010.
MENEGASSI, R. J. P.; ANGELO, C. M. P. Conceitos de leitura. In: MENEGASSI, R. J. (Org). Leitura e ensino. Maringá: Eduem, 2005.
ORLANDI, J. B. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 1998.
PERFEITO, A. M. Concepções de linguagem, teorias subjacentes e ensino de língua portuguesa. In: Concepções de linguagem e ensino de língua portuguesa. Maringá: Eduem, 2005, 27-75.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.