Uma análise da matriz de referência e das provas do ENEM: multimodalidade em foco

Autores

  • Ana Elisa Ribeiro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Palavras-chave:

ENEM, Matriz de Referência, Textos Multimodais

Resumo

Este trabalho apresenta uma breve análise da matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, e de sua realização nas provas de 2011 e 2015, também em comparação com a matriz do Sistema de Avaliação da Educação Básica, o SAEB. A pesquisa, de caráter documental, focaliza questões como concepções de texto, letramento digital e texto multimodal, esta última fundamentada em Gunther Kress & Van Leeuwen. Pode-se concluir da análise que tanto a matriz de referência quanto os itens de prova podem passar por aperfeiçoamentos que os tornem mais afinados í s práticas sociais atuais, especialmente quanto aos textos multimodais.

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Publicado

2016-12-05

Como Citar

RIBEIRO, A. E. . Uma análise da matriz de referência e das provas do ENEM: multimodalidade em foco. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 11–30, 2016. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1474. Acesso em: 22 dez. 2024.