Crenças de alunos sobre a leitura de textos multimodais
Palabras clave:
Crenças, Leitura Crítica, Leitura multimodalResumen
As crenças e a multimodalidade são temas de pesquisa bastante explorados atualmente no cenário acadêmico. As crenças possibilitam uma melhor compreensão acerca do que pensam alunos e professores dentro do contexto de ensino-aprendizagem. A multimodalidade articula a consciência sobre as várias nuances do texto. Este artigo tem como objetivo discutir as crenças de alunos sobre a leitura crítica e sobre a leitura de textos multimodais. Trata-se de um trabalho qualitativo e descritivo. Os sujeitos desta pesquisa foram vinte e quatro alunos do ensino fundamental. Os instrumentos utilizados foram o questionário e a entrevista. A base teórica consta de autores como Kress e van Leeuwen (2001) e Barcelos (2004, 2006). Os resultados apontam para duas perspectivas: uma inicial, em que pudemos observar que os alunos têm acesso a uma variedade grande de textos multimodais, o que é muito produtivo para a formação leitora destes; e outra que revela crenças sobre a leitura crítica e a multimodalidade. As crenças dos alunos em relação í s mudanças ocorridas nas suas formas de realizar as leituras é um fato comprovado através dos relatos e dos momentos de interação marcados pela nossa mediação. Portanto, podemos afirmar que é preciso trabalhar a formação leitora com uma visão mais ampla em relação à variedade textual e aos modos semióticos que compõem os textos.
Descargas
Citas
BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre aprendizagem de línguas, linguística aplicada e ensino de línguas. Revista Linguagem e Ensino, Pelotas: UCPel, v. 7, n. 1, p. 123-156, 2004.
______. Cognição de professores e alunos: tendências recentes na pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. In: VIEIRA ABRAHíO, M. H.; BARCELOS, A. M. F. (Orgs.). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores Campinas, SP: Pontes Editores, 2006, p. 15 – 42.
BORTONI-RICARDO, S. M. Leitura e mediação pedagógica. São Paulo: Parábola, 2012.
DIONíSIO, A. P. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO K. S. (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 3. ed. ver. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006, p. 137 – 152.
______; VASCONCELOS, F. Multimodalidade, gênero textual e leitura. In: BUZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.) Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013, p. 19 - 42.
FREIRE, P. A importância do ato de ler. Cortez Editora. São Paulo: 2005.
GIL, A. A. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: The modesand media of contemporary communication. New York: Oxford Press, 2001.
______; VAN LEEUWEN. Reading images: the grammar of visual design. London; New York: Routledge, 2006 [1996].
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. ítica. São Paulo, 2009.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: Gêneros textuais e ensino. DIONíSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.) 3 ed. – Rio de Janeiro: Lucerna, 2008, p. 19 - 36.
MICCOLI, L. Ensino e aprendizagem de inglês: experiências, desafios e possibilidades. Campinas, SP: Pontes, 2010.
OLIVEIRA, S. Texto visual, estereótipos de gênero e o livro didático de língua estrangeira. Trab. Ling. Aplic. Campinas, 47(1), p. 91 - 117, 2006.
PAJARES, M. M. Teachers"™ beliefs and educational research: cleaning up a messy construct. Review of Educational Research, v. 62, n. 3, p. 307 - 332, 1992.
ROJO, R. Multiletramentos na escola. São Paulo: Ed. Parábola, 2012.
ROYCE, T. Multimodality in the TESOL Classroom: Exploring Visual-verbal Synergy. TESOL Quartely. V. 36, n. 2, p. 191 - 205, 2002. THEODORO, S. E. Criticidade e leitura. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2009.
THEODORO, S. E. Criticidade e leitura. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.