Crenças de alunos sobre a leitura de textos multimodais

Autores/as

  • Marcos Nonato Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Eliete Alves de Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palabras clave:

Crenças, Leitura Crí­tica, Leitura multimodal

Resumen

As crenças e a multimodalidade são temas de pesquisa bastante explorados atualmente no cenário acadêmico. As crenças possibilitam uma melhor compreensão acerca do que pensam alunos e professores dentro do contexto de ensino-aprendizagem. A multimodalidade articula a consciência sobre as várias nuances do texto. Este artigo tem como objetivo discutir as crenças de alunos sobre a leitura crí­tica e sobre a leitura de textos multimodais. Trata-se de um trabalho qualitativo e descritivo. Os sujeitos desta pesquisa foram vinte e quatro alunos do ensino fundamental. Os instrumentos utilizados foram o questionário e a entrevista. A base teórica consta de autores como Kress e van Leeuwen (2001) e Barcelos (2004, 2006). Os resultados apontam para duas perspectivas: uma inicial, em que pudemos observar que os alunos têm acesso a uma variedade grande de textos multimodais, o que é muito produtivo para a formação leitora destes; e outra que revela crenças sobre a leitura crí­tica e a multimodalidade. As crenças dos alunos em relação í s mudanças ocorridas nas suas formas de realizar as leituras é um fato comprovado através dos relatos e dos momentos de interação marcados pela nossa mediação. Portanto, podemos afirmar que é preciso trabalhar a formação leitora com uma visão mais ampla em relação à variedade textual e aos modos semióticos que compõem os textos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre aprendizagem de lí­nguas, linguí­stica aplicada e ensino de lí­nguas. Revista Linguagem e Ensino, Pelotas: UCPel, v. 7, n. 1, p. 123-156, 2004.

______. Cognição de professores e alunos: tendências recentes na pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagem de lí­nguas. In: VIEIRA ABRAHíO, M. H.; BARCELOS, A. M. F. (Orgs.). Crenças e ensino de lí­nguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores Campinas, SP: Pontes Editores, 2006, p. 15 – 42.

BORTONI-RICARDO, S. M. Leitura e mediação pedagógica. São Paulo: Parábola, 2012.

DIONíSIO, A. P. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO K. S. (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 3. ed. ver. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006, p. 137 – 152.

______; VASCONCELOS, F. Multimodalidade, gênero textual e leitura. In: BUZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.) Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013, p. 19 - 42.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. Cortez Editora. São Paulo: 2005.

GIL, A. A. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: The modesand media of contemporary communication. New York: Oxford Press, 2001.

______; VAN LEEUWEN. Reading images: the grammar of visual design. London; New York: Routledge, 2006 [1996].

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. ítica. São Paulo, 2009.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: Gêneros textuais e ensino. DIONíSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.) 3 ed. – Rio de Janeiro: Lucerna, 2008, p. 19 - 36.

MICCOLI, L. Ensino e aprendizagem de inglês: experiências, desafios e possibilidades. Campinas, SP: Pontes, 2010.

OLIVEIRA, S. Texto visual, estereótipos de gênero e o livro didático de lí­ngua estrangeira. Trab. Ling. Aplic. Campinas, 47(1), p. 91 - 117, 2006.

PAJARES, M. M. Teachers"™ beliefs and educational research: cleaning up a messy construct. Review of Educational Research, v. 62, n. 3, p. 307 - 332, 1992.

ROJO, R. Multiletramentos na escola. São Paulo: Ed. Parábola, 2012.

ROYCE, T. Multimodality in the TESOL Classroom: Exploring Visual-verbal Synergy. TESOL Quartely. V. 36, n. 2, p. 191 - 205, 2002. THEODORO, S. E. Criticidade e leitura. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2009.

THEODORO, S. E. Criticidade e leitura. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2009.

Publicado

2016-12-05

Cómo citar

OLIVEIRA, M. N. .; LIMA, E. A. de . Crenças de alunos sobre a leitura de textos multimodais. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 110–124, 2016. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1492. Acesso em: 24 nov. 2024.