Crenças de alunos sobre a leitura de textos multimodais
Mots-clés :
Crenças, Leitura Crítica, Leitura multimodalRésumé
As crenças e a multimodalidade são temas de pesquisa bastante explorados atualmente no cenário acadêmico. As crenças possibilitam uma melhor compreensão acerca do que pensam alunos e professores dentro do contexto de ensino-aprendizagem. A multimodalidade articula a consciência sobre as várias nuances do texto. Este artigo tem como objetivo discutir as crenças de alunos sobre a leitura crítica e sobre a leitura de textos multimodais. Trata-se de um trabalho qualitativo e descritivo. Os sujeitos desta pesquisa foram vinte e quatro alunos do ensino fundamental. Os instrumentos utilizados foram o questionário e a entrevista. A base teórica consta de autores como Kress e van Leeuwen (2001) e Barcelos (2004, 2006). Os resultados apontam para duas perspectivas: uma inicial, em que pudemos observar que os alunos têm acesso a uma variedade grande de textos multimodais, o que é muito produtivo para a formação leitora destes; e outra que revela crenças sobre a leitura crítica e a multimodalidade. As crenças dos alunos em relação í s mudanças ocorridas nas suas formas de realizar as leituras é um fato comprovado através dos relatos e dos momentos de interação marcados pela nossa mediação. Portanto, podemos afirmar que é preciso trabalhar a formação leitora com uma visão mais ampla em relação à variedade textual e aos modos semióticos que compõem os textos.
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