O processo de (re)escrita do gênero artigo de opinião com estudantes do 9º ano de uma escola pública de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.22297/2316-17952021v10e02121Palabras clave:
Ensino/Aprendizagem, Escrita/Reescrita, DialogiaResumen
Por muito tempo, em nossa sociedade, o ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa se caracterizou pelas práticas descontextualizadas do ensino de gramática. Reconhecendo esse aspecto, neste trabalho, temos como objetivos discutir a escrita como uma prática social e dialógica, e analisar duas produções do gênero artigo de opinião e suas respectivas reescritas, produzidas por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Nosso trabalho está fundamentado na filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2011, 2013; SOBRAL, 2009; VOLÓCHINOV, 2017) e nas posições de escrita e reescrita (MENEGASSI, 1998, 2001; FERNANDES, 2007; PASSARELLI, 2012). Para tanto, partimos de um estudo qualitativo-interpretativista (ANDRÉ, 2005; BORTONI-RICARDO, 2008; DENZIN; LINCOLN, 2006). A pesquisa é um recorte da dissertação de mestrado "Escrita e reescrita: as relações dialógicas entre ensino e aprendizagem", que foi realizada em uma escola pública de Goiânia, em 2019. O gênero discursivo estudado pelos/as educandos/as foi o artigo de opinião e o tema para a produção escrita foi "A prática de bullying e cyberbullying no ambiente escolar". A pesquisa contou com a participação de estudantes de quatro turmas de 9º ano, totalizando, aproximadamente, 120 educandos/as e da professora de Língua Portuguesa das referidas turmas. Para este estudo, selecionamos apenas dois artigos, a título de delimitação. Observamos durante nossas análises dos dois textos, que os/as estudantes conseguiram estabelecer relações dialógicas com a primeira versão da produção, realizando acréscimos, substituições e deslocamentos.
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