Propaganda sobre a reforma da previdência do governo Michel Temer: a fabricação discursiva do consenso na campanha "você sabia?"

Autores/as

Palabras clave:

Propaganda estatal, Reforma da Previdência, Governo Michel Temer

Resumen

A instauração de Michel Temer na presidência do Brasil em 2016, após a cassação de Dilma Rousseff, promoveu uma intensificação da agenda neoliberal em nosso paí­s, bem como da propaganda institucional produzida pelo Estado a favor das chamadas reformas (do ensino médio, da Previdência e das leis trabalhistas). Essa propaganda, no entanto, emerge num cenário de conflitos entre a posição do governo e a dos setores e movimentos sociais do campo do trabalho, assumindo um funcionamento estratégico, tendo em vista produzir um efeito de consenso entre essas posições divergentes. Diante desta conjuntura, neste trabalho, filiado à Análise do Discurso francesa, na perspectiva de Michel Pêcheux, pretendemos investigar as estratégias discursivas da fabricação do consenso no discurso da propaganda do governo Michel Temer sobre a Reforma da Previdência. Para tanto, elegemos como objeto de análise a campanha publicitária "Você sabia?", veiculada em maio de 2017, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, sob a forma de painéis digitais. Pretendemos demonstrar que as estratégias discursivas em funcionamento nessa campanha visam justificar a necessidade e urgência da Reforma da Previdência, mediante a produção de efeitos de insegurança quanto ao futuro das aposentadorias, de divisão conflituosa dos trabalhadores entre contribuintes e aposentados e de naturalização dos aspectos econômicos da Previdência em detrimento de sua função social.

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Publicado

2019-08-10

Cómo citar

BEZERRA, H. L. L. .; FARIAS, W. S. de. Propaganda sobre a reforma da previdência do governo Michel Temer: a fabricação discursiva do consenso na campanha "você sabia?". Diálogo das Letras, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 18–37, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/529. Acesso em: 24 nov. 2024.